Pedagogical coordination and democratic management: a literature review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97263

Keywords:

Pedagogical coordination, Democratic management, Literature review

Abstract

This study intends to make a sistematic literature review about the role as pedagogical coordination at schools in dispute with the bureaucratic and managerial management influences that are still operating in everyday practices of school management in the context of public schools in Brazil. For that, we made an bibliographic research at repositories of scientific articles websites and banks of theses and dissertations (CAPES Journals and CAPES Catalog of Theses and Dissertations). The theoretical framework is formed by Placco, Souza and Almeida (2012); Libâneo (2001); Pinto (2014); Domingues (2015); Fernandes (2012); Paro (2010; 2020); Garcia and Correa (2011); Garcia (2018); Garcia and Adrião (2015); Pinazza et.al (2019); Hypolito (1991) among others. 4 articles and 4 academic works (dissertations) relating to the topic were found. The data was analyzed using Thematic Analysis, according to Braun and Clarke (2016), described by common themes and discussed based on the references. We conclude that democratic management is still not present in many schools in Brazi; and about the work of pedagogical coordinators, this is still undefined, due to the numerous tasks assigned to them and which, in most cases, are not related to the mediating and democratic dimension of their function.

 

Author Biographies

Flávia Pinheiro da Silva Colombini, University of São Paulo

Doutoranda no curso de Pós-graduação em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Mestre em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP- Franca (2019). Especialização em Docência do Ensino Superior (2014), pelo ILES-ULBRA-Itumbiara - GO. Graduada em História pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca - UNESP (2007) e Pedagogia (2011) pelo ILES-ULBRA-Itumbiara - GO. Experiência como professora de História no ensino fundamental II e ensino médio da rede estadual e particular do estado de Goiás e como professora de Educação Infantil e anos iniciais. Atuou como professora substituta de História no Instituto Federal de Educação de Goiás (IFG). Atualmente trabalha como gestora escolar no cargo de orientadora educacional efetiva na rede municipal de Franca-SP. Docente no ensino superior no curso de Pedagogia da Fundação Educacional de Ituverava - unidade de São Joaquim da Barra (FAJOB). Membro participante do GEPEFOR/USP (Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Currículo) e do LAP (Laboratório de Análise de Políticas- UNESP- Franca). Professora bolsista de estágio em docência na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP/Franca.

Noeli Prestes Padilha Rivas, University of São Paulo

Livre Docente em Educação, na área de Didática/Currículo, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP - Universidade de São Paulo - USP, Brasil. Doutorado em Ciências:Psicologia pela Universidade de São Paulo (2003). Brasil. Mestrado em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, (1990), Brasil. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná UFPR, (1976),  Brasil. Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo/ Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/Departamento de Educação, Informação e Comunicação (DEDIC). Atua no Ensino de Graduação (Cursos de Licenciatura Específicas e Pedagogia) e Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP/USP (docência e orientação). Participou como docente no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem/USP, Campus de Ribeirão Preto. Participou como membro efetivo no Grupo de Apoio Pedagógico de Ribeirão Preto (GAPRP), de 2004 a 2019; da Comissão de Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de 2004 a 2015, grupo interdisciplinar e interunidades, que se insere na política de valorização do ensino de graduação da USP. De agosto de 2017 janeiro de 2019 coordenou o GAPRP. Coordenou o Curso de Pedagogia da USP/FFCLRP/DEDIC no período de 2008 a 2010. Membro Integrante da Comissão Interunidades de Licenciatura (CIL), de 2004 a 2012, exercendo a Presidência no período de 2009 a 2010. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Professor e Currículo- GEPEFOR/FFCLRP/USP, cadastrado no CNPQ, desde 2012. Integrante do Grupo de Trabalho Núcleo Permanente de Formação Docente , pela Portaria Interna PRG nº 017/2022- USP/SP.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, Licenciaturas e Formação de Professores, atuando nas seguintes áreas: educação superior, formação de professores, currículo, pedagogia universitária e gestão pedagógica. Atualmente é Coordenadora da Associação Nacional pela formação dos profissionais da Educação (Anfope) - São Paulo.

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Published

2024-09-10

How to Cite

Colombini, F. P. da S., & Rivas, N. P. P. (2024). Pedagogical coordination and democratic management: a literature review. Perspectiva, 42(1), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97263