Políticas de formação docente no curso de pedagogia: desafios e perspectivas dos egressos de uma Instituição Comunitária de Educação Superior (2019-2022)

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e99161

Parole chiave:

Pedagogia, Formação docente, Egressos

Abstract

O artigo é fruto de uma pesquisa de produtividade do CNPq que tem como um dos lócus de investigação o curso de pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). O objetivo deste recorte do projeto foi mapear os egressos do curso de pedagogia de uma Instituição Comunitária de Educação Superior, de modo a pontuar as condições de trabalho, a condição socioeconômica e a satisfação destes pedagogos com a formação (inicial). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, tendo como sujeitos os egressos do campi de Capinzal e Campos Novos de 2019 a 2022. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado organizado por meio da Escala Likert. A pesquisa apontou que os egressos do curso de pedagogia enfrentam diferentes desafios para o exercício da profissão, como a falta de oportunidades, desvalorização financeira e contratação temporária de trabalho. Dessa forma, recomenda-se a implementação de políticas educacionais que visem a efetivação de professores recém-formados por concursos públicos, com incentivos trabalhistas para que estes possam continuar os estudos. A pesquisa demonstrou que se faz mister a criação de políticas de incentivo a inserção dos pedagogos ao mundo da pesquisa, além de uma valorização salarial desses profissionais.

Biografie autore

Marcio Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) onde atua no Programa de Pós-graduação em Educação ( PPGEd), na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania e nos cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu. Tem desenvolvido pesquisas entorno das políticas educacionais na educação superior e básica com enfoque na formação e trabalho docente, democratização da educação, regulação, internacionalização, políticas neoliberais, Estado e Políticas Públicas e influência dos organismos internacionais e da globalização nas políticas educacionais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior em Santa Catarina- GEPPPPES / SC, pesquisador da Rede Ibero-Americana de Estudos e Pesquisas em Políticas, Processos de Educação Superior – RIEPPES – Unoesc/Unicamp, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES-UPF/RS e Vice-líder do grupo de pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade. Na extensão atua na formação de professores das redes estaduais, particulares e municipais fornecendo e estruturando cursos de capacitação docente. Atuou no ano de 2022 como Coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação (PPGEI) da Unoesc. De 2021 à 2022 atuou no Núcleo de Apoio Docente (NAP). Membro do Conselho Municipal de Educação de Joaçaba. Editor-adjunto da Revista Roteiro (qualis A2).

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, SP, Brasil. Graduado em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral. Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela FE da Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem pós-doutorado em Política, Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. sob a supervisão do Prof. Dr. Renato Dagnino. Desde 2001 é Pesquisadora do GIEPES - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é Docente Pesquisadora do PPPG da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, RS, Brasil. Coordenadora da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES em parceria com o GIEPES da UNICAMP. Coordenadora Adjunta do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GIEPES - UNICAMP. Editora fundadora e associada da Revista Internacional de Educação Superior - RIESup da Unicamp, qualis A3. Pesquisador Produtividade do CNPq 2A. Coordenadora da Coleção Educação da Editora Mercado de Letras, desde 2007. Membro de conselhos editoriais. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de educação superior. Políticas de Formação de Professores na América Latina. Políticas e Processos de Internacionalização da Educação Superior

Davi Alexandre Schoenardie, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Bolsista Integral do Programa Universidade para Todos (PROUNI) e Acadêmico de Publicidade e Propaganda na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos e Políticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoesc. Durante os anos de 2021 e 2022 foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Foi membro da Equipe Técnica de avaliação e seleção dos beneficiados das Bolsas de Estudo da Unoesc, pela Portaria n 123/Unoesc-R/2021. Durante o ano de 2022 foi bolsista do Projeto de Construção de uma Matriz de Oportunidades de Projetos de Inovação para a Plataforma das Instituições Comunitárias do Estado de Santa Catarina - UNOESC/MCTIC. Atualmente integra uma pesquisa sobre gestão da inovação para o setor de serviços, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e desenvolvida em conjunto com o Grupo de Pesquisa Estratégia e Competitividade, do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unoesc. Editor convidado dos Anais Eletrônicos de Comunicação Social.

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Pubblicato

2025-01-07

Come citare

Trevisol, M., Almeida, M. de L. P. de, & Schoenardie, D. A. (2025). Políticas de formação docente no curso de pedagogia: desafios e perspectivas dos egressos de uma Instituição Comunitária de Educação Superior (2019-2022). Perspectiva, 43(2). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e99161