Wittgenstein e os 'jogos de linguagem": novas perspectivas para o conceito de educação

Autores

  • Marlene Torrezan Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar, através da filosofia da  linguagem, a relação entre linguagem e educacao. Para tal  análise será utilizado como instrumento o conceito de jogos de  linguagem, proposto por Ludwig Wittgenstein, e a partir dele  tentar-se-á estabelecer novas possibilidades de entendimento do  conceito de educação e a multiplicidade de usos que dele se faz. É possível perceber que o uso equivocado do conceito de educação  é, na maioria das vezes, o gerador dos problemas referentes a  educação. Portanto, é preciso ter clareza sobre o conceito para  estabelecer as regras que nortearão seus usos e quais seus  objetivos especificos.

Biografia do Autor

Marlene Torrezan, Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP

Graduação em Filosofia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1993) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é Professora  UNIMEP. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/6759912606143887

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Publicado

2000-01-01

Como Citar

Torrezan, M. (2000). Wittgenstein e os ’jogos de linguagem": novas perspectivas para o conceito de educação. Perspectiva, 18(34), 159–176. https://doi.org/10.5007/%x