Mapeamento de grupos de pesquisa e estudos sobre a educação infantil para as crianças residentes em áreas rurais da região sudeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e55199Resumo
O artigo apresenta um mapeamento dos artigos, teses e dissertações da área da Educação que tiveram como objeto temáticas relacionadas à Educação Infantil para as crianças residentes em áreas rurais da Região Sudeste do Brasil, no período de 2012 a 2016. Abrangeu também um levantamento dos grupos de pesquisa da área da educação da Região Sudeste, para verificar se a temática era contemplada. Em diálogo com os relatórios da Pesquisa Nacional Caracterização das práticas pedagógicas com crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural, publicados no site do Ministério da Educação, objetivou conhecer o que se produziu sobre a temática depois da referida pesquisa. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica e busca em cadastro de grupos de pesquisa, todos disponíveis na web. Foram realizadas buscas nas seguintes fontes: a) Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); b) relatórios da Pesquisa Nacional Caracterização das práticas pedagógicas com crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural; c) banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e d) o site da Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Os resultados indicaram poucos avanços e que estamos distantes de conhecer a realidade das crianças pequenas de áreas não urbanas. Esta temática permanece pouco representada nos grupos que se dedicam à Educação Infantil, mas se nota a incorporação da criança pequena e da Educação Infantil entre as temáticas abordadas por grupos da área da Educação do Campo.
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