Percepção dos gestores sobre a inclusão de estudantes com deficiência na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e61918

Resumo

Este artigo está alicerçado nos estudos realizados na pesquisa de Mestrado em Educação, cujo objetivo foi analisar como o acesso de estudantes com deficiência na educação superior reverbera nas práticas de gestão universitária, no que se refere aos direitos desse público. Esta produção promoveu discussões sobre como os gestores avaliam a expansão do ingresso de estudantes com deficiência na universidade. Para este estudo, foram entrevistados gestores atuantes em quatro universidades, localizadas no município de Chapecó-SC. A imersão analítica ocorreu através da perspectiva da Análise do Discurso com referenciais foucaultianos. O estudo permitiu inferir que na contemporaneidade, a inclusão está permeada pelos discursos amparados numa visão normativa inquestionável e pouco problematizada, em que os avanços na democratização e expansão do acesso à universidade são representados através de números estatísticos divulgados como promissores.

Biografia do Autor

Joana Maria de Moraes Costa, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestre em Educação pela Unochapecó (2017); Especialista em Educação Especial Inclusiva pelo Instituto Superior Tupy (2009).Técnica Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Diretora de Ensino na Unochapecó no período de 2009 a 2016. Professora, pesquisadora e, atualmente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação (Unochapecó).

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Costa, J. M. de M., & Pieczkowski, T. M. Z. (2019). Percepção dos gestores sobre a inclusão de estudantes com deficiência na educação superior. Perspectiva, 37(4), 982–1000. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e61918