A Educação como indicativo de um modelo de sociedade: compreensões a partir da Confederação Nacional da Indústria - CNI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66182

Resumo

O presente artigo propõe o estudo da Confederação Nacional da Indústria, que se constitui como o órgão máximo do sistema sindical patronal da indústria brasileira. O objetivo é apresentar suas enunciações e intencionalidades para a educação nacional, com ênfase à educação pública e sua ação direcionada às políticas educacionais emanadas do Estado. Para tanto, como fontes primárias, foram selecionados três documentos que constituem agendas para o Brasil nos períodos delimitados, definindo objetivos, metas e desafios para uma economia produtiva, inovadora e integrada ao mercado internacional, sendo a educação considerada como um dos fatores chave para alcançá-los. As fontes eleitas para análise são: Mapa Estratégico da Indústria 2007-2015, Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022 e Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022. Tendo em vista a pesquisa de fontes documentais, buscamos compreendê-las em suas dimensões históricas e a partir das relações sociais, políticas e econômicas em que foram produzidas. A partir da apresentação dos Mapas Estratégicos da Indústria, de seus enunciados e intencionalidades, foi possível constatar a finalidade conferida à educação, que é, essencialmente, a formação profissional. Portanto, conclui-se que os fins para os quais a educação é definida nos documentos analisados, revelam o empobrecimento da ação educativa que adquire caráter meramente profissional e reprodutivista da essência da sociedade capitalista.

Biografia do Autor

Márcia Cossetin, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2017), possui graduação em Pedagogia (2005), especialização em História da Educação Brasileira (2008) e mestrado em Educação (2012), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora Adjunta do Departamento de Educação na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Pesquisas na área da Educação, principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para educação básica, parcerias público-privado e políticas de socioeducação.

Dhaiane de Moraes Teixeira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestranda em Educação também pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Cascavel (2018). 

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Publicado

2021-11-08

Como Citar

Cossetin, M., & Teixeira, D. de M. (2021). A Educação como indicativo de um modelo de sociedade: compreensões a partir da Confederação Nacional da Indústria - CNI. Perspectiva, 39(4), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66182