Modos de habitar a profissão docente na educação básica: estado da arte das pesquisas na Bahia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e67187Resumo
O texto apresenta um levantamento do estado da arte da pesquisa sobre a profissão docente na Educação Básica, no Estado da Bahia, no período de 2008-2017. Realizado no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, buscou identificar as principais temáticas que atravessam o estudo da profissão docente, as abordagens teórico-metodológicas e, sobretudo, as singularidades e tendências da produção realizada em universidades públicas baianas. As pesquisas analisadas revelaram crescimento do número de investigações, nos últimos quatro anos, em relação à produção nacional, com a Bahia ocupando o terceiro lugar entre os estados do Nordeste. No que se refere às temáticas abordadas, há uma predominância dos temas matrizes já discutidos nos trabalhos desenvolvidos sobre o estado da arte da formação docente, no âmbito nacional. A formação docente prevalece ainda com maior incidência nas pesquisas. Entretanto, há um destaque para as discussões sobre a identidade e a profissionalização docente, no que se refere às imersões teórico-metodológicas realizadas na Bahia, a partir do trabalho feito com as histórias de vida-formação-profissão dos(as) professores(as). Além das pesquisas (auto)biográficas, destacam-se os estudos desenvolvidos a partir da Etnometodologia, dos estudos de caso e das pesquisas aplicadas, desde a chegada dos mestrados profissionais no Estado. Identificamos lacunas, no que se refere aos estudos acerca da diversidade, enquanto uma das dimensões constitutivas da profissão docente, representando uma fragilidade nos estudos sobre a Profissão.
Referências
ANDRÉ, Marli (Org.). Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília, DF: MEC/Inep/Comped, 2002. (Série Estado do Conhecimento).
ANDRÉ, Marli. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo de dissertações e teses defendidas nos anos de 1990 e 2000. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, v. 1, n. 1, p. 41-56, ago./dez. 2009.
ANDRÉ, Marli; SIMÕES, Regina H. S.; CARVALHO, Janete M.; BRZEZINKY, Iria. Estado da arte sobre formação de professores no Brasil. Revista Educação & Sociedade, n. 68, p. 301-309, dez. 1999.
ANDRÉ, Marli; ROMANOWSKI, J. Estado da arte sobre formação de professores nas dissertações e teses dos programas de pós-graduação das universidades brasileiras, 1990 a 1996. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPED, 22., Caxambu, 1999. Anais... Caxambu, MG: ANPED, 1999
BRASIL. Lei 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Define as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 2015.
BRASIL. Resolução CNE nº 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: MEC, 2015.
BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 3ª versão. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017.
BRASIL. Política Nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF: MEC, 2008.
BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014.
BRZEZINSKI, Iria; GARRIDO, Elsa. Análise dos trabalhos do GT Formação de professores: o que revelam as pesquisas do período 1992-1998. Revista Brasileira de Educação, n.18, p. 82-100, 2001.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano 1: artes do fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
CERTEAU, Michel de.; GIAR, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano 2: morar e cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
DUBAR, Claude. A socialização. Construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Revista Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.
FLEURI, Reinaldo Matias. Perfil profissional docente no Brasil: metodologias e categorias de pesquisas. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2015.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: PUC; NAU, 2005.
IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.
MELLO, Anahi Guedes de Mello; NUEMBERG, Adriano Henrique. Gênero e deficiência: interseções e perspectivas. Estudos Feministas. Florianópolis, 20(3): 384, setembro-dezembro/2012, p. 635-655.
MOSCOVICI, Moscovici, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro, Zahar, 1978.
NASCIMENTO, Antonio Dias. Formação em pesquisa na Pós-graduação: práticas e desafios. A formação do pesquisador em Educação na Universidade do Estado da Bahia. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 71, p. 19-33, set./out. 2018.
NÓVOA, António e FINGER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: MS/DRHS/CFAP, 1988.
NÓVOA, António. (Org). Profissão professor. Porto: Porto Editora: 1999.
RAMALHO, Betania; MADEIRA, Vicente de Paulo Carvalho. A pós-graduação em educação do Norte e Nordeste: desafios, avanços e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, n. 30, p. 70-81, set./out./nov./dez. 2005.
RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Ser e não ser da roça! Identidades e discursos na escola. Salvador: EDUFBA, 2011.
RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. (Org.). Docência na Educação Básica. Salvador: EDUNEB, 2015.
RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Profissão docente na roça. Salvador: EDUFBA, 2015.
SANTOS, Boaventura S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Porto: Afrontamento, 2002.
SILVA, Silvina Pimentel; NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Produções sobre a formação de professores no EPENN: análise do período 2003 a 2011. In: GOMES, Alfredo Macedo; LEAL, Telma Ferraz (Orgs.). Pesquisas em educação nas regiões Norte e Nordeste: balanço e perspectivas. Recife: Editora UFPE, 2014. p. 127-151.
XAVIER, Libânea Nacif. A construção social e histórica da profissão docente: uma síntese necessária. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 59, p. 827-849, out./dez. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.