A matemática presente no curso de Licenciatura Plena de Ciências com habilitação em Matemática para a formação de professores da Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia (1986-1988)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84039

Palavras-chave:

Licenciatura Plena em Ciências, Matemática, História, Matemática do Ensino

Resumo

Neste texto, investigou-se, em uma perspectiva histórica, a matemática presente na formação do professor da Licenciatura Plena em Ciências da Universidade Estadual de Feira de Santana com habilitação em Matemática, por meio de documentos históricos, sobretudo cadernos de aulas, pertencentes a Josenildes Oliveira Venas, estudante desse curso entre 1986 e 1988. Tal investigação foi norteada pela seguinte questão: qual era a matemática presente no curso de Licenciatura Plena de Ciências com habilitação em Matemática para a formação de professores da Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia, no período de 1986 a 1988? Para tanto, fez-se uso de uma literatura vigente no âmbito da história da educação matemática, de um modus operandi da história cultural e de fontes históricas. Como resultados, constatou-se que a matemática do ensino, presente na formação desse professor, estava a serviço do próprio campo disciplinar, tendo pouca ou nenhuma articulação com a matemática ensinada nas escolas. Ela era tomada, sem uma dinâmica própria, isto é, como uma mera reprodução didatizada de saberes matemáticos que estavam sendo ensinados nas instituições de nível superior, contrariamente ao que acontecia na Licenciatura Curta, onde predominou uma matemática do ensino sob uma articulação entre a matemática da formação de seu professor e aquela que estava presente no ensino.

Biografia do Autor

Eliene Barbosa Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela  Universidade Federal da Bahia, UFBA. Professora da  Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS.

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Publicado

2022-07-11

Como Citar

Lima, E. B., Silva, M. I. da L., & Oliveira, M. B. . (2022). A matemática presente no curso de Licenciatura Plena de Ciências com habilitação em Matemática para a formação de professores da Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia (1986-1988). Perspectiva, 40(2), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84039

Edição

Seção

A produção do currículo de matemática: história e perspectivas atuais