Didática hoje: entre o “normal”, o híbrido e a reinvenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85552

Palavras-chave:

Escola “normal”, Ensino híbrido, Reinvenção da Didática na perspectiva crítica e intercultural

Resumo

A pandemia de Covid-19 afetou diferentes dimensões da vida social, tais como a economia, o comércio e o setor produtivo, as relações sociais e familiares, as atividades esportivas e recreativas, entre outras. As desigualdades sociais, já presentes na nossa sociedade, se reforçaram. Certamente, os processos educacionais foram fortemente afetados. Muitas e plurais foram as questões enfrentadas pelos sistemas de educação, escolas, professores/as, alunos/as, famílias, nos diferentes níveis de ensino. Situando-nos na perspectiva da pós-pandemia, podemos nos perguntar: Que escola somos chamados a construir/reconstruir? Que dinâmicas escolares queremos privilegiar? Que desafios essas questões suscitam para a Didática? Essas são as provocações que orientam o presente texto. Nele, pretendemos abordar algumas alternativas que permeiam as discussões atuais sobre essa problemática, que sintetizamos da seguinte maneira: a volta à escola “normal”, a escola informada pelo “ensino híbrido” e a “reinvenção” da educação escolar. Analisamos cada uma delas no que se refere a suas implicações para os processos de ensino-aprendizagem e defendemos a posição de que vivemos um momento privilegiado para repensar o papel da escola e da Didática em novas configurações e perspectivas, numa abordagem crítica e intercultural.

 

 

Biografia do Autor

Vera Maria Ferrão Candau, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Referências

AQUINO, Renata. Usabilidade é a chave para aprendizado em EAD. Fundação Universia – Coluna Atualidades. Disponível em: https://noticias.universia.com.br /destaque/noticia / 2005/01/28/490613/usa¬bilidade-e-chave-aprendizado-em-ead.html. Acesso em: 18 jul. 2021

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Apresentação; In: BACICH, Lilian, MORAN, José (Orgs). Metodologias Ativas para uma educação Inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

CANÁRIO, Rui. A educação não formal e os destinos da escola (Entrevista). In: MOSÉ. Viviane. (Org.). A escola e os desafios contemporâneos. 4ª ed. Rio de Janeiro; Civilização Brasileira, 2013. (p.311-335)

CANDAU, Vera Maria Candau. Construir ecossistemas educativos - reinventar a escola. Nuevamerica/Novamerica, n. 84, dezembro de 1999.

CANDAU, Vera Maria. Concepção de educação intercultural. Rio de Janeiro: Departamento de Educação, PUC-Rio, 2014. (Documento de trabalho).

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B., STAKER, Heather. Ensino Híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Clayton Christensen Institute. Fundação Lemann e Instituto Península, maio de 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970, (2ª edição).

GATTI, Bernadete. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, v. 34, n.100, 2020.

LEVY, Pierre. Cibercultura. S. Paulo: Editora 34, 1999.

MARTIN, João Alberto Prado; OLIVEIRA, Edmundo Alves; RODRIGUES, Viviane. ENSINO HÍBRIDO NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020, p. 1-12, ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1009. Acesso em: 21 jan. 2022.

MORAN, José. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L; TANZI NETO, A; TREVISANI, F. de Mello. (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015, p. 27-45.

PEREZ GOMEZ, Angel. La cultura Escolar en la sociedade pós-moderna. Cuadernos de Pedagogia, Barcelona, n.225, p.80-86,1994.

PERRENOUD, Philippe. Ensinar: Agir na urgência, decidir na incerteza. Saberes e competencias em uma profissão complexa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001

PRETTO, Nelson e ASSIS, Alessandra. Cultura digital e educação: redes já! In: PRETTO, Nelson e SILVEIRA, Sergio. A. (Orgs.). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder [online] Salvador: EDUFBA, 2008, p. 75-83.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes, In: SANTOS, Boaventura de Souza e MENESES, Maria Paula. (Orgs). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 31-83.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

Downloads

Publicado

2022-07-11

Como Citar

Candau, V. M. F. . (2022). Didática hoje: entre o “normal”, o híbrido e a reinvenção. Perspectiva, 40(3), 1–14. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85552

Edição

Seção

A Didática em debate: questões contemporâneas