Estágio em docência do ensino superior
confluências entre formação, identidade e saberes docentes
DOI:
https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e105029Palavras-chave:
Formação de Professores, Ensino Superior, Pesquisa AutobiográficaResumo
O objetivo deste artigo é trazer reflexões acerca da importância do Programa de Formação de Professores (PFP) da Universidade de São Paulo, Brasil, tanto para a formação inicial quanto continuada/permanente de professores. A metodologia utilizada foi da pesquisa qualitativa, com foco para a observação participante e a narrativa autobiográfica. Dentre os principais resultados, destacamos a maneira como a supervisora conduziu as disciplinas, trazendo a relevância do diálogo, da afetividade, da escuta, da flexibilidade e da negociação, considerando as demandas e as experiências de todos os envolvidos. A interlocução com especialistas em temáticas importantes para a formação docente em Geografia também se mostrou essencial. Concluímos que a participação no PFP foi bastante significativa para a nossa formação permanente porque, além de proporcionar auxílio para a professora-formadora e para os futuros professores no processo educativo, permitiu que vivenciássemos os bastidores relacionados às dinâmicas e demandas referentes à docência do Ensino Superior.
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