Olhares sobre a abordagem da cidade nos livros didáticos de geografia do ensino médio
uma análise comparativa entre o PNLD de 2015, 2018 e o PNLD de 2021
DOI:
https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e105170Palavras-chave:
Livro Didático, Novo Ensino Médio, Abordagem, CidadeResumo
O presente artigo tem como objetivo central realizar uma análise comparativa da abordagem sobre a cidade em três coleções de livros didáticos de Geografia e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, aprovadas nos PNLDs de 2015, 2018 e 2021, analisando os impactos do Novo Ensino Médio. Como percurso metodológico, a pesquisa envolveu três etapas, a saber: a) revisão bibliográfica sobre a cidade na contemporaneidade; b) análise documental das mudanças nos livros devido à Lei nº 13.415/2017; e c) análise comparativa de três coleções didáticas, duas anteriores e uma posterior à reforma. Os resultados indicam que os livros didáticos dos PNLDs de 2015 e 2018 abordam a cidade de forma mais aprofundada, enquanto os livros pós-reforma tratam o tema de maneira superficial, reduzindo conteúdos socialmente relevantes. Conclui-se que o NEM comprometeu a autonomia da Geografia como disciplina escolar, tornando urgente sua revogação para garantir um ensino mais crítico e abrangente.
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