Olhares sobre a abordagem da cidade nos livros didáticos de geografia do ensino médio

uma análise comparativa entre o PNLD de 2015, 2018 e o PNLD de 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e105170

Palavras-chave:

Livro Didático, Novo Ensino Médio, Abordagem, Cidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central realizar uma análise comparativa da abordagem sobre a cidade em três coleções de livros didáticos de Geografia e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, aprovadas nos PNLDs de 2015, 2018 e 2021, analisando os impactos do Novo Ensino Médio. Como percurso metodológico, a pesquisa envolveu três etapas, a saber: a) revisão bibliográfica sobre a cidade na contemporaneidade; b) análise documental das mudanças nos livros devido à Lei nº 13.415/2017; e c) análise comparativa de três coleções didáticas, duas anteriores e uma posterior à reforma. Os resultados indicam que os livros didáticos dos PNLDs de 2015 e 2018 abordam a cidade de forma mais aprofundada, enquanto os livros  pós-reforma tratam o tema de maneira superficial, reduzindo conteúdos socialmente relevantes. Conclui-se que o NEM comprometeu a autonomia da Geografia como disciplina escolar, tornando urgente sua revogação para garantir um ensino mais crítico e abrangente.

Biografia do Autor

Jonatha Iuri Macena de Sá, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando de Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Formação de Professores (CFP), campus Cajazeiras. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Edição: 2022-24 - Subprojeto de Geografia).

Vinicius Duarte Rodrigues, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando de Licenciatura Plena em Geografia, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Formação de Professores (CFP), campus Cajazeiras. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cinema, Capital, Estado, Trabalho e Território (GECCETT).

 

Rodrigo Bezerra Pessoa, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor, Mestre, Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Universidade Federal de Campina Grande (campus Cajazeiras), onde atua também no Programa de Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Geografia (PROFGEO). Tem experiência na área de Geografia, com destaque para investigações no campo da Educação Geográfica atuando com os seguintes temas: Geografia Escolar, Ensino de Geografia, Metodologias de Ensino, História da Geografia Escolar e Formação de professores, com ênfase nas relações entre a formação acadêmica e o início da atividade profissional docente.

Referências

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Brasília: Ministério da Educação,

BRASIL. Medida Provisória Nº 746, de 22 de Setembro de 2016. Brasília, 2016.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm.

BRASIL. Lei Nº. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm.

SANTOS, Boaventura de S. Crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2001

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A Cidade. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2021.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. Uma leitura sobre a cidade. Chapecó: Revista Cidades, 2004.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, 2004.

GOMES, Leandro et al. CONEXÃO mundo: ciências humanas e sociais aplicadas: liberdade e vida social. São Paulo: Editora do Brasil, 2020.

FERRARA, Lucrécia D'Allesio. As máscaras da cidade. Revista USP, São Paulo, n. 5, p. 3–10, 1990. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i5p3-10. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/25521.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019. 326 p.

MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o ensino médio: Brasil, Estado e espaço geográfico. São Paulo: Saraiva, 2010. v. 2.

MUNAKATA, Kazumi. O livro didático como mercadoria. São Paulo, 2012.

OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. O livro didático de Geografia como estratégia de governamento. 2019. 170 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

RAUBER, Joaquim; TONINI, Ivaine Maria. Livro didático de geografia: pensando as aprendizagens. Florianópolis: UFSC, 2014.

SANTOS, Boaventura de S. Crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2001.

SILVA, Ângela Corrêa da; OLIC, Nelson Bacic; LOZANO, Ruy, Geografia: contextos e redes. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2016.

SILVA, Monica Ribeiro da. Avanços e retrocessos nas recentes reformas do ensino médio: que rumo tomará a última etapa da educação básica? Eccos - Revista Científica, São Paulo, n. 67, p. 1-15, e25514, out./dez. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25514. Acesso em: 10 maio 2024.

SOUZA, José Vitor Rossi; BAIRRO, Gabriel Pinto de. Os livros didáticos de Geografia no Novo Ensino Médio. Campinas, 2021.

SUSSEKIND, Maria Luiza. A BNCC e o “novo” Ensino Médio: reformas arrogantes, indolentes e malévolas. Brasília: Retratos da escola, 2019.

ULTRAMARI, C. Conceito de cidade: dificuldades e razões para formulá-lo. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, [S./l.], v. 15, n. 6, p. 277-294, 2019. Disponível em: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5201. Acesso em: 10 maio 2024.

Downloads

Publicado

2025-05-27