Representações da beleza feminina: C&A Brasil e Portugal (Primavera/Verão 2018)

Autores

  • Hadassa Guimarães Oliveira Instituto Universitário de Lisboa, Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Cies - Centro De Investigação De Estudos De Sociologia. https://orcid.org/0000-0001-5867-636X
  • Tiago José Lapa Instituto Universitário de Lisboa, Escola de Sociologia e Políticas Públicas, CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ESPP) https://orcid.org/0000-0003-1606-7923

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n276563

Palavras-chave:

publicidade, beleza feminina, representatividade, Facebook, C&A

Resumo

Este trabalho tem como objetivo comparar e analisar a maneira como foram abordadas as formas da beleza feminina nas campanhas de Primavera/Verão 2018 das pá ginas do Facebook da empresa varejista do segmento de moda, C&A, no Brasil e em Portugal. A questã o-chave está em compreender como a empresa abordou a beleza feminina diante do pú blico feminino, no qual foram englobadas mulheres e pessoas que se identifiquem como femininas, em ambos os paí ses. O método de análise é de cunho explorató rio, e quali-quantitativo, aplicando-se a aná lise de conteúdo relativamente às imagens presentes nas campanhas selecionadas, categorizando elementos para fins de comparaç ã o entre elas. Os resultados deste trabalho evidenciaram que a empresa buscou sutilmente representar a diversidade das diferentes formas da beleza feminina e que ainda não abordou uma inclusão mais evidente dessa representatividade.

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Biografia do Autor

Hadassa Guimarães Oliveira, Instituto Universitário de Lisboa, Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Cies - Centro De Investigação De Estudos De Sociologia.

- Doutoranda do curso de Ciências da Comunicação da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

- Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação no ramo de Internet e Comunicação em Rede na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE/IUL (2017-2019).

-Especialista em Comunicação Empresarial e Gestão do Conteúdo Transmídia (MBA) no Instituto de Pós-Graduação - IPOG, em Goiânia (2015-2017).

- Bacharel em Publicidade e Propaganda - Comunicação Social, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011-2014).

- Possui experiência em redação, social media, planejamento, atendimento em agências de publicidade e propaganda.

- Foi membro do primeiro grupo de INICIAÇÃO CIENTÍFICA do curso de Publicidade e Propaganda da PUC-GO, que estudou os reflexos da Publicidade e da Responsabilidade Social na sociedade.

Tiago José Lapa, Instituto Universitário de Lisboa, Escola de Sociologia e Políticas Públicas, CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ESPP)

Exerce funções como professor auxiliar e investigador integrado no CIES-IUL, na área da comunicação, no Departamento de Sociologia da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Doutoramento           Sociologia, especialização em Comunicação 2015, ISCTE-IUL. Mestrado - Mphil in Modern Society Global Transformations 2008, Sociologia - Reino Unido – Cambridge. Licenciatura em Sociologia, ISCTE-IUL - Portugal - Lisboa

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Publicado

2022-09-14

Como Citar

Oliveira, H. G., & Lapa, T. J. (2022). Representações da beleza feminina: C&A Brasil e Portugal (Primavera/Verão 2018). Revista Estudos Feministas, 30(2). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n276563

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