Beauvoir e a crítica à supervaloração masculina na psicanálise freudiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n277256

Palavras-chave:

liberdade, imanência, transcendência, segundo sexo, existencialismo

Resumo

Para Freud, a mulher é fortemente influenciada pelo complexo de Édipo negativo, sendo destinada a viver a condição passiva da sexualidade, assim, ele não só não encoraja a autonomia feminina, como descreve a feminilidade tendo por base o modelo masculino. Destarte, a crítica de Beauvoir à psicanálise parte da ideia de que a possibilidade de algo como um destino feminino não existe. A filósofa afirma que a condição de imanência à qual as mulheres se encontram em nossa sociedade, está pautada na socialização à qual são submetidas, privando-as da transcendência. Partindo da leitura da obra de Beauvoir, buscamos compreender melhor a situação das mulheres considerando seus contextos históricos, a fim de reivindicar suas possibilidades ontológicas da liberdade, problematizando o lugar que lhes é imposto pela cultura e reforçado pela supervalorização masculina da psicanálise freudiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Gustavo Coelho, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutorando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade Federal de Santa Catarina. Editor Assistente da Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, Florianópolis, SC

Diego Luiz Warmling, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFil UFSC), graduando do curso de história da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), licenciado e bacharel em filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em ontologia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFil UFSC).

Paula Helena Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP-UFSC), graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP-UFSC). Atualmente é professora no curso de Psicologia da UNISOCIESC – Campus (Continente) Florianópolis.

Referências

ASSOUN, Paul-Laurent. Freud e a Mulher. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1993.

BASTONE, Petra. A teoria da sexualidade feminina em Sigmund Freud e a crítica da supervalorização do homem em Simone de Beauvoir. 2019. Mestrado (Programa de Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, MG, Brasil.

BAUER, Nancy. Simone de Beauvoir, Philosophy, & Feminism. New York: Columbia University Press, 2001.

BEAUVOIR, Simone de. A Força da Idade. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2009a.

BEAUVOIR, Simone de. A Força das Coisas. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2009b.

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2009c.

BEAUVOIR, Simone de. Por Uma Moral da Ambiguidade. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2005.

BIRMAN, Joel. Gramáticas do Erotismo: a feminilidade e suas formas da subjetivação em psicanálise. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

CYFER, Ingrid. “Afinal, o que é uma mulher? Simone de Beauvoir e ‘a questão do sujeito’ na teoria crítica feminista”. Lua nova, São Paulo, v. 94, p. 41-77, abr. 2015.

FREUD, Sigmund. “Feminilidade”. In: FREUD, Sigmund. O Mal-Estar da Civilização, Novas Conferências Introdutórias à Psicanálise e Outros Textos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010b (1933).

FREUD, Sigmund. “Sobre a Sexualidade Feminina”. In: FREUD, S. O Mal-Estar da Civilização, Novas Conferências Introdutórias à Psicanálise e Outros Textos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010a (1931).

FREUD, Sigmund. A Interpretação dos sonhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2019 (1990).

FREUD, Sigmund. Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade, Análise Fragmentária de uma Histeria (“O Caso Dora”) e Outros Textos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016 (1905).

GAY, Peter. Freud, uma vida para o nosso tempo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

IRIGARAY, Luce. Este sexo que não é só um sexo: sexualidade e status sociais da mulher. São Paulo: Editora Senac, 2017.

KEHL, Maria Rita. Deslocamentos do feminino. Rio de Janeiro: Imago, 2008.

KRUKS, Sonia. “Gender and Subjectivity: Simone de Beauvoir and Contemporary Feminism”. Signs, Chicago, v. 18, n. 1, p. 89-110, 1992.

KRUKS, Sonia. “Simone de Beauvoir: Teaching Sartre About Freedom”. In: SIMONS, Margaret A. (Ed.). Feminist Interpretations of Simone de Beauvoir. Pennsylvania: The Pennsylvania State University Press, 1995. p. 79-95.

MANZI FILHO, Ronaldo. O complexo de Édipo em Freud e Lacan: uma introdução à fobia do pequeno Hans. São Paulo: Via Lettera, 2019.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

MOLINA, José Artur. O que Freud dizia sobre as mulheres. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

NÁSIO, Juan-David. Édipo: o complexo do qual nenhuma criança escapa. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2007.

POLI, Maria Cristina. Masculino/Feminino: A Diferença Sexual em Psicanálise. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2007.

PORCHAT, Patricia. Psicanálise e transexualismo: desconstruindo gêneros e patologias com Judith Butler. Curitiba: Juruá, 2014.

ROUDINESCO, Eli zabeth. A Família em Desordem. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2003.

SANTOS, Magda Guadalupe. “Simone de Beauvoir: ‘Não se nasce mulher, torna-se mulher’”. Sapere Aude, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 108-122, 2010.

SARTRE, Jean-Paul. O Ser e o Nada: Ensaio de Ontologia Fenomenológica. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2022-09-14

Como Citar

Coelho, M. G., Warmling, D. L., & Lopes, P. H. (2022). Beauvoir e a crítica à supervaloração masculina na psicanálise freudiana. Revista Estudos Feministas, 30(2). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n277256

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)