Beauvoir e a crítica à supervaloração masculina na psicanálise freudiana
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n277256Palavras-chave:
liberdade, imanência, transcendência, segundo sexo, existencialismoResumo
Para Freud, a mulher é fortemente influenciada pelo complexo de Édipo negativo, sendo destinada a viver a condição passiva da sexualidade, assim, ele não só não encoraja a autonomia feminina, como descreve a feminilidade tendo por base o modelo masculino. Destarte, a crítica de Beauvoir à psicanálise parte da ideia de que a possibilidade de algo como um destino feminino não existe. A filósofa afirma que a condição de imanência à qual as mulheres se encontram em nossa sociedade, está pautada na socialização à qual são submetidas, privando-as da transcendência. Partindo da leitura da obra de Beauvoir, buscamos compreender melhor a situação das mulheres considerando seus contextos históricos, a fim de reivindicar suas possibilidades ontológicas da liberdade, problematizando o lugar que lhes é imposto pela cultura e reforçado pela supervalorização masculina da psicanálise freudiana.
Downloads
Referências
ASSOUN, Paul-Laurent. Freud e a Mulher. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1993.
BASTONE, Petra. A teoria da sexualidade feminina em Sigmund Freud e a crítica da supervalorização do homem em Simone de Beauvoir. 2019. Mestrado (Programa de Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, MG, Brasil.
BAUER, Nancy. Simone de Beauvoir, Philosophy, & Feminism. New York: Columbia University Press, 2001.
BEAUVOIR, Simone de. A Força da Idade. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2009a.
BEAUVOIR, Simone de. A Força das Coisas. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2009b.
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2009c.
BEAUVOIR, Simone de. Por Uma Moral da Ambiguidade. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2005.
BIRMAN, Joel. Gramáticas do Erotismo: a feminilidade e suas formas da subjetivação em psicanálise. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
CYFER, Ingrid. “Afinal, o que é uma mulher? Simone de Beauvoir e ‘a questão do sujeito’ na teoria crítica feminista”. Lua nova, São Paulo, v. 94, p. 41-77, abr. 2015.
FREUD, Sigmund. “Feminilidade”. In: FREUD, Sigmund. O Mal-Estar da Civilização, Novas Conferências Introdutórias à Psicanálise e Outros Textos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010b (1933).
FREUD, Sigmund. “Sobre a Sexualidade Feminina”. In: FREUD, S. O Mal-Estar da Civilização, Novas Conferências Introdutórias à Psicanálise e Outros Textos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010a (1931).
FREUD, Sigmund. A Interpretação dos sonhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2019 (1990).
FREUD, Sigmund. Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade, Análise Fragmentária de uma Histeria (“O Caso Dora”) e Outros Textos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016 (1905).
GAY, Peter. Freud, uma vida para o nosso tempo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
IRIGARAY, Luce. Este sexo que não é só um sexo: sexualidade e status sociais da mulher. São Paulo: Editora Senac, 2017.
KEHL, Maria Rita. Deslocamentos do feminino. Rio de Janeiro: Imago, 2008.
KRUKS, Sonia. “Gender and Subjectivity: Simone de Beauvoir and Contemporary Feminism”. Signs, Chicago, v. 18, n. 1, p. 89-110, 1992.
KRUKS, Sonia. “Simone de Beauvoir: Teaching Sartre About Freedom”. In: SIMONS, Margaret A. (Ed.). Feminist Interpretations of Simone de Beauvoir. Pennsylvania: The Pennsylvania State University Press, 1995. p. 79-95.
MANZI FILHO, Ronaldo. O complexo de Édipo em Freud e Lacan: uma introdução à fobia do pequeno Hans. São Paulo: Via Lettera, 2019.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
MOLINA, José Artur. O que Freud dizia sobre as mulheres. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
NÁSIO, Juan-David. Édipo: o complexo do qual nenhuma criança escapa. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2007.
POLI, Maria Cristina. Masculino/Feminino: A Diferença Sexual em Psicanálise. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2007.
PORCHAT, Patricia. Psicanálise e transexualismo: desconstruindo gêneros e patologias com Judith Butler. Curitiba: Juruá, 2014.
ROUDINESCO, Eli zabeth. A Família em Desordem. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2003.
SANTOS, Magda Guadalupe. “Simone de Beauvoir: ‘Não se nasce mulher, torna-se mulher’”. Sapere Aude, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 108-122, 2010.
SARTRE, Jean-Paul. O Ser e o Nada: Ensaio de Ontologia Fenomenológica. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Estudos Feministas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Estudos Feministas está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
A licença permite:
Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e/ou adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que os termos da licença sejam respeitados. Os termos são os seguintes:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se foram feitas mudanças. Isso pode ser feito de várias formas sem, no entanto, sugerir que o licenciador (ou licenciante) tenha aprovado o uso em questão.
Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo permitido pela licença.