Pedras no sapato feminino para as trilhas na Educação a Distância (EAD)

Autores

  • Ana Paula Ferreira Graduada em Pedagogia (UEMG), Pós em História Contemporânea (PUC), mestrado em educação (UNIFAL)
  • Ana Maria Brochado Mendonça Chaves UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-9705-0482

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n183044

Palavras-chave:

gênero, capitalismo, patriarcado, educação a distância

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre as mulheres e sua entrada na Educação a Distância que pode (ou não) se apresentar como uma possibilidade de acesso ao ensino superior. De modo a termos uma compreensão mais cabal sobre condições objetivas da mulher no mundo do trabalho capitalista serão evidenciados sob análise conceitual os estudos de Heleieth Saffioti (1976; 1984; 2015) e Silvia Federici (2017; 2021) aliando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa forma, procura-se compreender a entrada das mulheres no ensino superior a distância, avaliando, por fim, alguns elementos do cenário pandêmico, a superintensificação dos afazeres domésticos, cuidados com familiares e o trabalho precário.

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Biografia do Autor

Ana Paula Ferreira, Graduada em Pedagogia (UEMG), Pós em História Contemporânea (PUC), mestrado em educação (UNIFAL)

Graduada em Pedagogia (UEMG), Pós em História Contemporânea (PUC), mestrado em educação (UNIFAL). Trabalhei como professora de educação infantil, professora de Ensino Fundamental, coordenadora de curso pré-vestibular comunitário, pedagoga de ensino profissional e hoje exerço o cargo de supervisora em escola da rede estadual de MG. Também sou militante do coletivo feminista Mulheres pela democracia.

Ana Maria Brochado Mendonça Chaves, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Poços de Caldas, MG, Brasil. CEP: 37701-355 - ana.chaves@uem.br (e-mail institucional); anachaves3456@gmail.com (e-mail pessoal).

Licenciada em História (PUC - Minas), mestre em Ensino Superior (PUC- Campinas) e doutora em Educação (USP). Desenvolve projetos e cursos de extensão no campo da educação, atuou como Professora Adjunta IV na PUCMinas, entre 1999 e 2017 e é Membro de Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Educação Pública (NEPEP).

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-07-12

Como Citar

Ferreira, A. P., & Brochado Mendonça Chaves, A. M. . (2023). Pedras no sapato feminino para as trilhas na Educação a Distância (EAD). Revista Estudos Feministas, 31(1). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n183044

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