Resistência, currículo e subversão na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2026v33n188041

Palavras-chave:

Docência, Professoras, Educação, Travestis

Resumo

Neste artigo, procuramos refletir, a partir das narrativas da professora travesti Sayonara Nogueira, sobre a trajetória escolar de pessoas trans, questionando se este percurso, marcado por experiências e vivências perpassadas pela exclusão social, contribui para o fomento de práticas docentes inclusivas e para a construção de uma educação mais justa, igualitária, sensível e acolhedora. Por meio de suas narrativas, o texto propõe pensar como um corpo inferiorizado socialmente transita na educação, produzindo currículos dissidentes e subvertendo as normas para sobreviver e existir.

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Biografia do Autor

Maria da Conceição Silva Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É é Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Pós-Graduação em Educação (Proped) e na Faculdade de Educação. Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cientista Nosso Estado (FAPERJ) e Prociencista (UERJ). Líder do GPESQ CNPq Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença.

Daniel Henrique de Oliveira Silva, Universidade Estadual do Ceará

É Professor Adjunto na Universidade Estadual do Ceará, atuando na Pós-Graduação em História, Culturas e Espacialidades e na Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús. Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre e graduado em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), graduado em Pedagogia. Membro do Grupo de Pesquisa Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença (CUNADI/PROPED/UERJ) e do Núcleo de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Uberlândia (NEGUEM/UFU).

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Publicado

2025-04-02

Como Citar

Soares, M. da C. S., & Silva, D. H. de O. (2025). Resistência, currículo e subversão na educação. Revista Estudos Feministas, 33(1). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2026v33n188041

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