O arquétipo da “dead-but-not-gone girl” nas séries de adolescentes da Netflix: mortas e sem voz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2024v32n291487

Palavras-chave:

série, adolescente, garota-morta-mas-não-desaparecida, arquétipos, feminino

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a representação do arquétipo dead-but-not-gone girl em duas séries adolescentes da Netflix: 13 Reasons Why (2017-2020) e Élite (2018-). Para isso, utilizamos a técnica de leitura profunda para analisar a primera temporada de cada série. Os resultados indicam que há uma representação de personagens femininas de forma passiva. Estas personagens acabam sendo objeto de desejo e obsessão de personagens masculinos, que buscam respostas e/ou vingança por sua morte. Dessa forma, as personagens femininas se tornam “destinadoras” que motivam ou movem os sujeitos ativos (os garotos). Além disso, as vozes destas personagens estão comprometidas, já que elas estão mortas e são transmitidas através da fala de outros personagens. Portanto, são garotas sem voz que vivem apenas na memória e, atormentam os vivos.

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Biografia do Autor

Maria-Jose Masanet, Universitat de Barcelona

É professora associada Serra Húnter da Faculdade de Informação e Meios Audiovisuais (UB), onde lidera a linha de pesquisa ‘Gênero, Inclusão e Diversidade’ do CRICC. Ela é especialista em educação midiática, juventude, sexualidades e séries. É Investigadora Principal dos projetos 'TRANSGELIT' (MINECO) e 'SEXMEDIA' (MINECO e Next GenerationEU). Ela foi pesquisadora Fulbright na The New School (NY, 2022).

Maddalena Fedele, Facultad de Información y Medios Audiovisuales, Universitat de Barcelona

É docente da Faculdade de Informação e Meios Audiovisuais (UB), onde lidera a linha de pesquisa em ‘Narrativa e Estética Audiovisual’ do CRICC. É especialista em juventude, séries, gênero e redes sociais. É investigadora principal dos projetos financiados 'TRANSGELIT' (MINECO) e 'CAVGEN' (Ministério da Mulher).

Marga Carnicé, Facultad de Letras, Universitat de Lleida

É docente na Universidade de Lleida e investigadora vinculada à Universidade de Barcelona. É especialista em estudos de cinema e estudos de género e centra a sua investigação no impacto das mulheres na estética e na política dos meios audiovisuais. É investigadora principal do projecto financiado 'MATERSCREEN' (MINECO).

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Publicado

2024-09-23

Como Citar

Masanet, M.-J., Fedele, M., & Carnicé, M. (2024). O arquétipo da “dead-but-not-gone girl” nas séries de adolescentes da Netflix: mortas e sem voz. Revista Estudos Feministas, 32(2). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2024v32n291487

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