Educação e gênero: histórias de estudantes do curso Gênero e Diversidade na Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n357772

Resumo

O objetivo do trabalho foi o de identificar as contribuições do curso de Formação de
Professores em Gênero e Diversidade na Escola (GDE) para os profissionais da educação básica. Para tanto, foi realizado um grupo focal com nove participantes do curso, sendo oito mulheres e um homem. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo. Os resultados mostraram que o curso contribuiu para: a aquisição de conhecimentos sobre os marcadores sociais das diferenças e compreensão desses como sociais e políticos; o reconhecimento e posicionamento das participantes como feministas; a ressignificação de experiências profissionais e de vida relacionadas às temáticas do GDE. As entrevistadas destacaram a relevância de temas como gênero, sexualidade, raça, geração, religião e deficiência na formação de professores.

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Biografia do Autor

Leandro Castro Oltramari, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia da Educação, gênero e sexualidade. Participante do Grupo de pesquisa Psicologia e Processos Educacionais

Marivete Gesser, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Doutora em Psicologia pela UFSC. É coordenadora do NED - Núcleo de Estudos sobre Deficiência - no qual vem estudando deficiência com base em uma perspectiva interseccional e política. Também é membro do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional da UFSC; do Margens (Núcleo de Estudos Modos de Vida, Família e Relações de gênero); e do GT da ANPPEP Psicologia, Política e Sexualidades. Estuda os seguintes temas: estudos sobre deficiência, gênero e deficiência, deficiência e direitos humanos, processos educativos e constituição do sujeito, educação inclusiva.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Oltramari, L. C., & Gesser, M. (2019). Educação e gênero: histórias de estudantes do curso Gênero e Diversidade na Escola. Revista Estudos Feministas, 27(3). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n357772

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Artigos