Ethics of Care and the Experience of Disability: an Interview with Eva Feder Kittay

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n264987

Resumen

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marivete Gesser, Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Graduada em Psicologia, Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP e Doutora em Psicologia pela UFSC. Realizou seu Pós-doutorado em fevereiro de 2018 na State University of New York/Stony Brook/NY/USA onde atuou como Visiting Scholar estudando as contribuições dos Estudos sobre Deficiência para a atuação de Psicólogos nas políticas sociais. Foi pesquisadora do MEC no âmbito da Prevenção às Violências na Escola. É coordenadora do NED - Núcleo de Estudos sobre Deficiência - no qual vem estudando deficiência com base em uma perspectiva interseccional e política. Também é membro do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional da UFSC; do Margens (Núcleo de Estudos Modos de Vida, Família e Relações de gênero); e do GT da ANPPEP Psicologia, Política e Sexualidades. A partir de setembro de 2016 iniciou a atuação como Conselheira do Nono Plenário do CRP 12 onde atua como Coordenadora do CREPOP - Centro de Referência em Psicologia e Políticas Públicas. Estuda os seguintes temas: estudos sobre deficiência, gênero e deficiência, formação do psicólogo, deficiência e direitos humanos, processos educativos e constituição do sujeito, educação inclusiva.

Helena Fietz, Universidade Federal do Rio Grande do sul

Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ingresso em 2016), mestre em Antropologia Social (UFRGS) e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito (PUCRS). Atualmente é pesquisadora vinculada ao Núcleo de Antropologia e Cidadania (NACi) e ao Grupo de Pesquisa Ciências na Vida: Produção de conhecimento e articulações heterogêneas .Tem experiência na área de Antropologia, com enfase na Antropologia da Ciência e Tecnologia, Antropologia do Direito, Estudos sobre a Deficiência e pesquisas sobre o cuidado.

Citas

HANIGSBERG, Julia; RUDDICK, Sara. Mother Troubles: Rethinking Contemporary Maternal Dilemmas. Boston: Beacon Press, 1999.

KITTAY, Eva Feder. Learning from My Daughter: The Value and Care of Disabled Minds. New York: Oxford UP, 2019.

KITTAY, Eva F. “The Moral Significance of Being Human”. Proceedings and Addresses of the American Philosophical Association, 2017.

KITTAY, Eva F.; CARLSON, Licia. “Introduction: Rethinking Philosophical Presumptions in Light of Cognitive Disability”. In: KITTAY, Eva F.; CARLSON, Licia (Eds.). Cognitive Disability and Its Challenge to Moral Philosophy. Chichester: Wiley-Blackwell, 2010. p. 1-25.

KITTAY, Eva F. Love’s Labor: Essays on Women, Equality and Dependency. New York: Routledge, 1999.

RUDDICK, Sara. Maternal Thinking: Towards a Politics of Peace. Boston: Beacon Press, 1989.

Publicado

2021-10-21

Cómo citar

Gesser, M., & Fietz, H. (2021). Ethics of Care and the Experience of Disability: an Interview with Eva Feder Kittay. Revista Estudos Feministas, 29(2). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n264987

Número

Sección

Punto de Vista