Os Registros de Representação Semiótica como Ferramenta Didática no Ensino da Disciplina de Física<br>The Registers of Semiotic Representation as a Tool in Teaching the Discipline of Physics

Autores

  • Cintia Aparecida Bento dos Santos Universidade Cruzeiro do Sul
  • Edda Curi Univerisdade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/10.5007-1981-1322.2011v6n1p1

Resumo

O presente artigo é um recorte da fundamentação teórica de nossa Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática que se encontra em desenvolvimento. Nesta abordagem pretendemos evidenciar como a teoria de Raymound Duval sobre os registros de representação semiótica pode se configurar como ferramenta didática no ensino da disciplina de Física, levando-se em consideração a necessidade da articulação e mobilização de conteúdos matemáticos para resolução de tarefas de Física. Ao final podemos concluir que a memorização de fórmulas não é o suficiente para resolução de tarefas de Física e que as dificuldades dos alunos podem estar centradas no transito por diferentes registros de representação em uma mesma tarefa, o que se associa ao apelo cognitivo exigido nas conversões.

Biografia do Autor

Cintia Aparecida Bento dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutanda do programa de Pós Graduação da Universidade Cruzeiro do Sul em Ensino de Ciências e Matemática. Professora do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática e do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.

Edda Curi, Univerisdade Cruzeiro do Sul

Vice coordenadora e professora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemátic e professora do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul

Downloads

Publicado

2012-02-27

Edição

Seção

Artigos