Os Registros de Representação Semiótica como Ferramenta Didática no Ensino da Disciplina de Física<br>The Registers of Semiotic Representation as a Tool in Teaching the Discipline of Physics
DOI:
https://doi.org/10.5007/10.5007-1981-1322.2011v6n1p1Resumo
O presente artigo é um recorte da fundamentação teórica de nossa Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática que se encontra em desenvolvimento. Nesta abordagem pretendemos evidenciar como a teoria de Raymound Duval sobre os registros de representação semiótica pode se configurar como ferramenta didática no ensino da disciplina de Física, levando-se em consideração a necessidade da articulação e mobilização de conteúdos matemáticos para resolução de tarefas de Física. Ao final podemos concluir que a memorização de fórmulas não é o suficiente para resolução de tarefas de Física e que as dificuldades dos alunos podem estar centradas no transito por diferentes registros de representação em uma mesma tarefa, o que se associa ao apelo cognitivo exigido nas conversões.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).