Ideias básicas de função no 9º ano do ensino fundamental: uma sequência de atividades com o auxílio do software Winplot Basic ideas of function in the 9th year of elementary school: a sequence of activities with the aid of software Winplot

Autores

  • Karina de Oliveira Castro Universidade Severino Sombra

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2011v6n2p49

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor uma sequência de atividades que contemplem ideias básicas de Função e que possa ser desenvolvida pelo aluno com o auxílio do software Winplot. Para tanto, pretendemos fazer uma pequena discussão sobre Tecnologia e Informática na sala de aula e tecer algumas considerações a respeito das atividades aqui propostas, de maneira que elas possam subsidiar o trabalho do professor com Ideias Básicas de Função. O referencial teórico se encontra na abordagem construcionista de Seymour Papert. Finalmente, alguns apontamentos que encerram este trabalho pretendem analisar de que maneira o software é uma alternativa que pode permitir ao aluno construir o conceito de Função, além de apresentar nossa visão sobre a distribuição de papeis no espaço escolar com a presença da Informática Educativa.

Biografia do Autor

Karina de Oliveira Castro, Universidade Severino Sombra

Mestranda em Educação Matemática.

Especialista em Psicopedagogia.

Professora de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio.

Downloads

Publicado

2012-05-10

Edição

Seção

Artigos