Ideias básicas de função no 9º ano do ensino fundamental: uma sequência de atividades com o auxílio do software Winplot Basic ideas of function in the 9th year of elementary school: a sequence of activities with the aid of software Winplot
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2011v6n2p49Abstract
O objetivo deste trabalho é propor uma sequência de atividades que contemplem ideias básicas de Função e que possa ser desenvolvida pelo aluno com o auxílio do software Winplot. Para tanto, pretendemos fazer uma pequena discussão sobre Tecnologia e Informática na sala de aula e tecer algumas considerações a respeito das atividades aqui propostas, de maneira que elas possam subsidiar o trabalho do professor com Ideias Básicas de Função. O referencial teórico se encontra na abordagem construcionista de Seymour Papert. Finalmente, alguns apontamentos que encerram este trabalho pretendem analisar de que maneira o software é uma alternativa que pode permitir ao aluno construir o conceito de Função, além de apresentar nossa visão sobre a distribuição de papeis no espaço escolar com a presença da Informática Educativa.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).