Ideias básicas de função no 9º ano do ensino fundamental: uma sequência de atividades com o auxílio do software Winplot Basic ideas of function in the 9th year of elementary school: a sequence of activities with the aid of software Winplot
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2011v6n2p49Resumo
O objetivo deste trabalho é propor uma sequência de atividades que contemplem ideias básicas de Função e que possa ser desenvolvida pelo aluno com o auxílio do software Winplot. Para tanto, pretendemos fazer uma pequena discussão sobre Tecnologia e Informática na sala de aula e tecer algumas considerações a respeito das atividades aqui propostas, de maneira que elas possam subsidiar o trabalho do professor com Ideias Básicas de Função. O referencial teórico se encontra na abordagem construcionista de Seymour Papert. Finalmente, alguns apontamentos que encerram este trabalho pretendem analisar de que maneira o software é uma alternativa que pode permitir ao aluno construir o conceito de Função, além de apresentar nossa visão sobre a distribuição de papeis no espaço escolar com a presença da Informática Educativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).