Matemática financeira: relações entre situações reais e educação para o consumo Financial math: relationships between real situations and education for consumption

Autores

  • Neiva Ignês Grando Universidade de Passo Fundo
  • Ido José Schneider

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2011v6n2p81

Palavras-chave:

Educação financeira, Educação básica, Consumo.

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a importância e a necessidade da matemática financeira para a vida das pessoas em geral. Apresenta-se uma análise de situações de compras e de financiamentos, identificando os conhecimentos veiculados em cada uma delas e mostrando a necessidade de apropriar-se dos significados dos respectivos conceitos para a tomada de decisões diante das facilidades de crédito proporcionadas pelo comércio e por financeiras, evidenciando o papel da escola na educação financeira.

Biografia do Autor

Neiva Ignês Grando, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Psicologia Cognitiva - UFPE

Doutora e pós-doutora em Educação - UFSC

Ido José Schneider

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo

Downloads

Publicado

2012-05-10

Edição

Seção

Artigos