Saberes de Matemática utilizados por técnicos de enfermagem em sua prática profissional
Mathematics’ Knowledge used by nursing technicians in their professional practice

Daniel Klug, Maurivan Güntzel Ramos

Resumo


O presente artigo é parte da dissertação de mestrado cujo objetivo foi conhecer os saberes de Matemática que são utilizados pelos profissionais técnicos de enfermagem e como esses conhecimentos são aprendidos no processo formativo desses profissionais. Neste texto, são apresentadas as compreensões da utilização de saberes de Matemática no local de trabalho em que o profissional técnico de enfermagem desenvolve suas funções. A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa com abordagem naturalística-construtiva e foco histórico-hermenêutico que deseja chegar à compreensão dos fenômenos e problemáticas as quais investiga, examinando-as no próprio contexto em que ocorrem. Para analisar os dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva que pode ser compreendida como um processo auto-organizado de construção de compreensão em que novos entendimentos emergem. Após a análise dos dados podemos afirmar que muitos saberes e cálculos matemáticos estão presentes na prática dos técnicos em enfermagem. Entre esses, destacam-se os relacionados às ações de cuidado, como o controle do gotejamento de infusões endovenosas, a dosagem de medicações, a diluição de medicações, a infusão por bombas programáveis, o balanço hídrico e as mensurações antropométricas.


Palavras-chave


Ensino de Matemática; Técnico em Enfermagem; Saberes do trabalho; Saberes do cotidiano

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p119

Indexadores, diretórios e base de dados:

                                                                     

 

REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.
 
 

 Licença Creative Commons
Está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.