Saberes de Matemática utilizados por técnicos de enfermagem em sua prática profissional<br>Mathematics’ Knowledge used by nursing technicians in their professional practice
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p119Abstract
O presente artigo é parte da dissertação de mestrado cujo objetivo foi conhecer os saberes de Matemática que são utilizados pelos profissionais técnicos de enfermagem e como esses conhecimentos são aprendidos no processo formativo desses profissionais. Neste texto, são apresentadas as compreensões da utilização de saberes de Matemática no local de trabalho em que o profissional técnico de enfermagem desenvolve suas funções. A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa com abordagem naturalística-construtiva e foco histórico-hermenêutico que deseja chegar à compreensão dos fenômenos e problemáticas as quais investiga, examinando-as no próprio contexto em que ocorrem. Para analisar os dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva que pode ser compreendida como um processo auto-organizado de construção de compreensão em que novos entendimentos emergem. Após a análise dos dados podemos afirmar que muitos saberes e cálculos matemáticos estão presentes na prática dos técnicos em enfermagem. Entre esses, destacam-se os relacionados às ações de cuidado, como o controle do gotejamento de infusões endovenosas, a dosagem de medicações, a diluição de medicações, a infusão por bombas programáveis, o balanço hídrico e as mensurações antropométricas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).