A construção de conceitos da geometria plana com o uso de materiais concretos e digitais: uma experiência com Tangram
The construction of plane geometry concepts using concrete materials and digital: an experience with Tangram

Rodrigo Sychocki da Silva, Daniela Cristina Vargas Lopes

Resumo


A proposta do artigo é apresentar uma pesquisa feita na escola básica com alunos das séries iniciais no ano de 2012. Através de uma sequência de atividades elaboradas com material concreto e digital envolvendo o jogo Tangram, propomos uma possibilidade de abordagem dos conceitos de perímetro e área de figuras planas no ensino fundamental. A pesquisa de caráter qualitativo se fundamenta na teoria dos níveis de Van Hiele para justificar os progressos na construção do conhecimento pelos alunos. Ao final da pesquisa, como forma de um produto, disponibilizamos na internet uma versão de acesso livre do jogo Tangram construído com o auxílio do software Geogebra.


Palavras-chave


Área; Educação Matemática; Perímetro; Tangram; Van Hiele

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p179

Indexadores, diretórios e base de dados:

                                                                     

 

REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.
 
 

 Licença Creative Commons
Está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.