A construção de conceitos da geometria plana com o uso de materiais concretos e digitais: uma experiência com Tangram<br>The construction of plane geometry concepts using concrete materials and digital: an experience with Tangram
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p179Abstract
A proposta do artigo é apresentar uma pesquisa feita na escola básica com alunos das séries iniciais no ano de 2012. Através de uma sequência de atividades elaboradas com material concreto e digital envolvendo o jogo Tangram, propomos uma possibilidade de abordagem dos conceitos de perímetro e área de figuras planas no ensino fundamental. A pesquisa de caráter qualitativo se fundamenta na teoria dos níveis de Van Hiele para justificar os progressos na construção do conhecimento pelos alunos. Ao final da pesquisa, como forma de um produto, disponibilizamos na internet uma versão de acesso livre do jogo Tangram construído com o auxílio do software Geogebra.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).