A construção de conceitos da geometria plana com o uso de materiais concretos e digitais: uma experiência com Tangram<br>The construction of plane geometry concepts using concrete materials and digital: an experience with Tangram
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p179Resumo
A proposta do artigo é apresentar uma pesquisa feita na escola básica com alunos das séries iniciais no ano de 2012. Através de uma sequência de atividades elaboradas com material concreto e digital envolvendo o jogo Tangram, propomos uma possibilidade de abordagem dos conceitos de perímetro e área de figuras planas no ensino fundamental. A pesquisa de caráter qualitativo se fundamenta na teoria dos níveis de Van Hiele para justificar os progressos na construção do conhecimento pelos alunos. Ao final da pesquisa, como forma de um produto, disponibilizamos na internet uma versão de acesso livre do jogo Tangram construído com o auxílio do software Geogebra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).