Metodologia de resolução de problemas: contribuições para o ensino de matemática financeira com alunos da educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p173Resumo
Este artigo relata um trabalho investigativo com uma turma de vinte alunos da segunda etapa da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de um colégio privado na cidade de Ijuí/RS. O objetivo da investigação foi investigar as potencialidades pedagógicas da metodologia de Resolução de Problemas no ensino de Matemática Financeira, associada ao uso de objetos de aprendizagem disponíveis em um ambiente virtual de aprendizagem. Neste trabalho, de caráter qualitativo, foi utilizada, como instrumento de coleta de dados, a observação participante, registrada por meio de um diário de campo, no qual foram relatados todos os acontecimentos ocorridos em classe, bem como documentos produzidos nas resoluções dos problemas. Os resultados apontaram que o uso de objetos de aprendizagem, juntamente com a proposição de problemas que fazem parte da vida dos alunos, potencializou a compreensão dos conceitos.
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