“A matemática, ela assusta um pouco”: crença de autoeficácia e mudança de atitudes de estudantes de Pedagogia a partir da pesquisa na formação inicial

Autores

  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.
  • Nelson Antonio Pirola UNESP- Faculdade de Ciências Bauru/SP.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n1p147

Resumo

Este artigo refere-se a uma investigação, em nível de pós-doutorado, na área da Psicologia da Educação Matemática, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ – UNESP/Bauru – que teve como objetivo compreender a mudança de atitude em relação à Matemática durante o processo de formação inicial de estudantes da licenciatura em Pedagogia a partir do contato com a pesquisa em Educação Matemática, em seus trabalhos de conclusão de curso (TCC´s). O enquadramento teórico adotado aborda questões ligadas ao papel da pesquisa na formação do professor, crenças e atitudes, como também a aprendizagem da Matemática. A metodologia da pesquisa se inscreve no campo qualitativo em adotou-se a observação participante durante as orientações com as alunas da licenciatura e a narrativa como elemento estruturante da coleta e análise de dados com base em roteiros de entrevistas semiestruturados. Com a conclusão do estudo, foi possível perceber que a aproximação com as recomendações da literatura especializada da área, contribui para o desenvolvimento da autoeficácia, de atitudes positivas e da confiança em relação à Matemática, visando à construção da futura prática pedagógica

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.

Pós-Doutor em Psicologia da Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, Câmpus Bauru. Professor Adjunto da UFMS, câmpus Naviraí, e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Matemática da UFMS atuando na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". 

Nelson Antonio Pirola, UNESP- Faculdade de Ciências Bauru/SP.

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da UNESP, Bauru.

Downloads

Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Artigos