Percursos na prática pedagógica de matemática Patterns of pedagogic practice of teaching mathematics
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p199Abstract
O objetivo deste trabalho é fazer um estudo comparativo entre metodologias diferentes adotadas em duas salas de aulas do 7º ano do ensino fundamental. Em uma das salas foi adotada a metodologia tradicional de ensino, na outra sala foi adotada uma metodologia que se aproxima do modelo de cooperação investigativa (Modelo CI) proposto por Alro e Skvsmose (2006). Para coletar os dados foi realizada uma pesquisa-ação com anotações em um diário de campo. Observamos que na sala de aula onde foi adotada a metodologia tradicional os alunos são sempre passivos, diferente dos alunos da turma onde foi trabalhado o modelo CI. Na sala de aula orientada pelo modelo CI os alunos apresentam um melhor desempenho na aprendizagem.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).