Jogos interativos: recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem Matemática<br><i>Interactive games: educational resource in teaching and learning Mathematics</i>
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n2p245Abstract
O presente estudo tem como objetivo investigar de que maneira a resolução de problemas durante a realização do jogo “Triple Thrill Pack Rollercoast”, poderá contribuir para o ensino e a aprendizagem de princípios e conhecimentos matemáticos. A investigação foi realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental na Rede Municipal de Curitiba. A pesquisa teve como sustentação metodológica, a exploratória interpretativa realizada em aulas de matemática e no laboratório de informática, tendo como fio condutor na resolução de problemas em momentos de jogos computacionais. Explorando os princípios matemáticos como molas propulsoras de situações reais envolvendo, vislumbrou-se contribuir para a promoção de um aluno reflexivo e crítico, com habilidades para inferir opiniões e participar na sociedade. A fundamentação teórica pauta-se na vertente interacionista, e no ensino da matemática à luz da Educação Matemática Crítica. Como resultados tem-se que a pretensão central do estudo foi atingida, observando-se que as práticas pedagógicas apoiadas na resolução de problema, sustentada na interatividade e no diálogo em prol da formação de alunos críticos e capazes de transformar seu entorno, utilizando-se, para isto, de conhecimentos e conceitos matemáticos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).