Jogos interativos: recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem Matemática<br><i>Interactive games: educational resource in teaching and learning Mathematics</i>
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n2p245Resumo
O presente estudo tem como objetivo investigar de que maneira a resolução de problemas durante a realização do jogo “Triple Thrill Pack Rollercoast”, poderá contribuir para o ensino e a aprendizagem de princípios e conhecimentos matemáticos. A investigação foi realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental na Rede Municipal de Curitiba. A pesquisa teve como sustentação metodológica, a exploratória interpretativa realizada em aulas de matemática e no laboratório de informática, tendo como fio condutor na resolução de problemas em momentos de jogos computacionais. Explorando os princípios matemáticos como molas propulsoras de situações reais envolvendo, vislumbrou-se contribuir para a promoção de um aluno reflexivo e crítico, com habilidades para inferir opiniões e participar na sociedade. A fundamentação teórica pauta-se na vertente interacionista, e no ensino da matemática à luz da Educação Matemática Crítica. Como resultados tem-se que a pretensão central do estudo foi atingida, observando-se que as práticas pedagógicas apoiadas na resolução de problema, sustentada na interatividade e no diálogo em prol da formação de alunos críticos e capazes de transformar seu entorno, utilizando-se, para isto, de conhecimentos e conceitos matemáticos.
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