Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd

Autores

  • Saddo Ag Almouloud Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Cileda de Queiroz e Silva Coutinho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2008v3n1p62

Resumo

O artigo tece algumas reflexões sobre pesquisas fundamentadas nos princípios da Engenharia Didática. Num primeiro momento, discutem-se os fundamentos e as características desta metodologia de pesquisa, e, à luz desses fundamentos, é proposta uma reflexão sobre os trabalhos apresentados no GT-19 (Educação Matemática) da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) de 1999 a 2005 que se utilizam da Engenharia Didática ou de seus pressupostos.

Biografia do Autor

Saddo Ag Almouloud, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

SADDO AG ALMOULOUD CONCLUIU O DOUTORADO EM MATHEMATIQUES ET APPLICATIONS - UNIVERSITE DE RENNES I EM 1992. ATUALMENTE E OUTRO (ESPECIFIQUE)- ASSISTANTE DOUTOR - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SAO PAULO, PROFESSOR ASSISTANTE DA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SAO PAULO, MEMBRO DA FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SAO PAULO E ASSISTANTE DOUTOR DA FUNDACAO SANTO ANDRE. PUBLICOU 18 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E MAIS DE 83 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 5CAPITULOS DE LIVROS E 12 LIVROS PUBLICADOS. POSSUI 1 SOFTWARE E MAIS DE 62 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. PARTICIPOU DE 5 EVENTOS NO EXTERIOR E MAIS DE 112 NO BRASIL. ORIENTOU 49 DISSERTACOES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORADO NAS AREAS DE MATEMATICA E EDUCACAO. ENTRE 1996 E 2008. PPARTICIPOU DE PELO MENOS 80 BANCAS DE DEFESA DE DISSERTAÇÕES E DOUTORADOS. COORDENOU MAIS DE 3 PROJETOS DE PESQUISA. ATUALMENTE COORDENA 1 PROJETO DE PESQUISA. ATUA NA AREA DE EDUCACAO, COM ENFASE EM TEORIAS DA INSTRUCAO. DESDE 2006, É COORDENADOR DO PROGRAMA DE ESTUDO PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA PUC/SP. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 50 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: ENSINO-APRENDIZAGEM, GEOMETRIA, EDUCACAO MATEMATICA, MATEMATICA, DEMONSTRACAO, CABRI-GEOMETRE, ENSINO FUNDAMENTAL, FORMACAO DE PROFESSORES, CABRI GEOMETRE E FORMACAO DE PROFESSORES.

Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matematica pela Pontifíca Universidade Católica de São Paulo (1979), graduação em Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Didatica da Matematica - Université Joseph Fourier - Grenoble I (2001). Atualmente é Professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde atua no programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática. Atua também na Universidade Católica de Santos onde é membro do PROAI, grupo que coordena a Auto-Avaliação Institucional nesta universidade. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, didática da estatística, didática das probabilidades. Participa (vice-coordenadora) do grupo de pesquisa Pea-mat, coordenado pelo prof. Dr. Saddo Ag Almouloud, que atualmente desenvolve o projeto PEA-ESTAT, que trata especificamente do Ensino e da Aprendizagem da Estatística (Descritiva, Probabilidade e Inferencial) e da Combinatória, com financiamento da FAPESP. Atual coordenadora do GT12-Ensino de Probabilidade e Estatística, grupo que desenvolve pesquisas sobre Educação Estatística, filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigos