Uma reflexão teórica acerca do papel dos registros de representação semiótica em atividades de demonstrações matemáticas em Geometria Euclidiana<br><i>A theoretical reflection on the role of semiotic registers representation activities in mathematical</i>
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n2p177Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão em relação ao papel que os registros de representação semiótica desempenham em atividades de demonstrações em Geometria Euclidiana. As considerações aqui apresentadas são parte de estudos sobre a revisão de literatura que estão sendo desenvolvidos para elaboração de tese de doutorado. Procuramos evidenciar o que se entende por demonstração em Matemática e por meio da teoria dos registros de representação semiótica, evidenciar que esta atividade Matemática está ligada as diferentes representações que podem ter um mesmo objeto de estudo. Ao final concluímos que o trabalho com demonstrações em Geometria que leve em consideração a diversidades de registros de representação podem fazer alunos evoluírem em suas aprendizagens.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).