Uma reflexão teórica acerca do papel dos registros de representação semiótica em atividades de demonstrações matemáticas em Geometria Euclidiana<br><i>A theoretical reflection on the role of semiotic registers representation activities in mathematical</i>

Autores

  • Fernanda Aparecida Ferreira Universidade Cruzeiro do Sul
  • Cintia Aparecida Bento dos Santos Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n2p177

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão em relação ao papel que os registros de representação semiótica desempenham em atividades de demonstrações em Geometria Euclidiana. As considerações aqui apresentadas são parte de estudos sobre a revisão de literatura que estão sendo desenvolvidos para elaboração de tese de doutorado. Procuramos evidenciar o que se entende por demonstração em Matemática e por meio da teoria dos registros de representação semiótica, evidenciar que esta atividade Matemática está ligada as diferentes representações que podem ter um mesmo objeto de estudo. Ao final concluímos que o trabalho com demonstrações em Geometria que leve em consideração a diversidades de registros de representação podem fazer alunos evoluírem em suas aprendizagens.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos