Uma proposta de ensino de relações trigonométricas em ângulos notáveis por meio do material concreto Prédio Trigonométrico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e76836

Resumo

É importante que o professor promova o desenvolvimento de uma aprendizagem ativa e significativa, buscando métodos que visam a partir do concreto chegar no abstrato. Neste sentido, foi planejado e aplicado uma proposta de aula envolvendo este material concreto denominado Prédio Trigonométrico. A proposta utiliza da manipulação do objeto para obtenção de resultados do seno, cosseno e tangente dos ângulos notáveis, para então, por meio de
questionamentos, desenvolver resultados relativos aos valores desta relação. Após a atividade, foi aplicado um outro questionário perguntando sobre a efetividade do material para os alunos. Em grande maioria, os alunos elogiaram a aplicação, mostrando que foi um facilitador em sua aprendizagem. Além disso, percebemos que os alunos foram capazes de abstrair resultado como o valor das relações trigonométricas para o ângulo de 90°. Com isso, vemos um potencial na aplicação de tal metodologia, que pode auxiliar o professor no ensino de trigonometria no Ensino Fundamental e Médio.

Biografia do Autor

Gustavo Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Eduardo Boff Ribeiro

Gregor Dimitri Teixeira Karoleski

Kelen Berra de Mello

http://lattes.cnpq.br/4422136761763598

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Publicado

2021-03-09

Edição

Seção

Relatos de Experiências