A comunicação na construção de cenários animados por alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e80940

Resumo

A pesquisa buscou compreender o papel da comunicação e como ela ocorre na construção de cenários animados no ensino de matemática para alunos com indicativos de AH/SD. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, cuja análise dos dados tomou como elemento dois episódios, cada um ocorrido em uma Sala de Recursos Multifuncional II (SRM II) de um colégio público, com alunos com indicativos de Altas Habilidades e Superdotação
(AH/SD). Os dados utilizados abarcam o planejamento e gravações de áudio e vídeo das telas dos computadores utilizados pelos alunos. Identificou-se na comunicação como interação social, focando na ação de questionar à luz do Inquiry based-learning possibilidades de construção conjunta de significados matemáticos explorados durante a construção dos cenários animados no software GeoGebra. Verificou-se também a necessidade da construção de quadros de antecipação de estratégias dos alunos e ações do professor frente a essas estratégias a fim de garantir interações aluno-aluno e aluno-professor-aluno ao longo da aula promovendo a construção e apropriação de significados matemáticos pelo grupo.

Referências

Artigue, M. & Blomhøj, M. (2013) Conceptualizing inquiry-based education in mathematics. ZDM Mathematics Education, v. 45, 797-810.

Ministério da Educação e Cultura (2018). Base Nacional Comum Curricular. Disponível a partir de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.

Brasil. (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível a partir de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pcn/livro01.pdf

Bueno, A. C.; Basniak, M. I. (2020, agosto). Construcción de escenarios en GeoGebra en la movilización de conocimientos matemáticos por alumnos con altas habilidades/ superdotados. Revista Paradigma (Extra 2), Vol. XLI, p. 252-276.

Bueno, A. C Basniak, M. I. (2020, febrero) Ensino de Matemática a alunos com Altas Habilidades/Superdotação por meio da construção de cenários animados no GeoGebra. In Anais do X Congresso Internacional sobre Ensenanza de las Matemáticas. Recuperado de endereço eletrônico.

Leinhardt, G.; Steele, M. D. (2005). Seeing the Complexity of Standing to the Side: Instructional Diologues. Cognition and Instruction, 23:1, p. 87-163.

Menezes, L.; Ferreira, R. T.; Martinho, M. H. & Guerreiro, A. (2014). Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática. In: Ponte, João Pedro da (org.), Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. (pp. 135-165). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Nicol, C. (1999). Learning to teach mathematics: Questioning, listening, and responding. Educational Studies in Mathematics, 37(1), 45-66.

Procópio, W. (2011). O Currículo de Matemática do Estado de São Paulo: sugestões de atividades com o uso do GeoGebra. (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Rodrigues, R. V. R.; Cyrino, M. C. C. T.; Oliveira, H. M. (2018) A comunicação no Ensino Exploratório: visão profissional de futuros professores de Matemática. Bolema, v. 32, n. 62, p. 967-989.

Valente, J. A. (1998) Por que o computador na Educação? In: Valente, J. A. (Org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. (pp. 29-53). Campinas: Gráfica UNICAMP.

Downloads

Publicado

2021-10-26

Edição

Seção

Artigos