A busca pelo brincar: conversas com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental em formação

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e82509

Resumo

O lugar que os jogos e brincadeiras ocupam em aulas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental é o eixo central desse artigo, o qual problematiza essa temática a partir das narrativas de percepções de duas professoras de um 1º ano e uma professora do 4º ano do Ensino Fundamental, que participaram de uma formação continuada de professores. Nessa direção, toma-se como referência o recorte de uma pesquisa de natureza qualitativa que foi realizada, após a verificação da necessidade do estudo sobre a temática por meio de uma revisão sistemática fundamentada em Costa e Zoltowski (2014). Abarca-se ainda, questões relativas aos jogos e brincadeiras de acordo com Muniz (2016), dando visibilidade às potencialidades de aprendizagem dessa abordagem em aulas de Matemática. As informações da pesquisa foram obtidas com auxílio de registros pictóricos, realizados pelas professoras participantes de um curso de formação continuada de professores que ensinam Matemática e, ainda, das anotações, da pesquisadora no diário de campo relativo às observações das aulas do curso investigado, bem como de entrevistas inspiradas em conversas. Para a análise em profundidade das informações, desenvolveu-se o estudo das narrativas e desenhos das três professoras participantes da formação continuada. Entre os resultados obtidos com as análises, constatou-se aproximação das professoras com temática dos jogos e brincadeiras e interesse em desenvolver-se profissionalmente. Assim, considera-se a abordagem dessa proposição nos cursos de formação continuada de professores, um caminho interessante para a valorização e implementação do brincar em aulas de Matemática, o que é essencial no sentido de assegurar concepções que superam o ensino tradicional dessa disciplina.

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Publicado

2022-03-25

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática