GUERINI, Andréia; MARTINS, Márcia. The translator’s word: Reflections on Translation by Brazilian Translators. Florianópolis: Editora da UFSC, 2018.

Davi S. Gonçalves

Resumo


O livro bilíngue (Inglês e Português) Palavra de tradutor: Reflexões sobre tradução por tradutores brasileiros, editado por Andréia Guerini e Márcia Martins (2018) concerne ao universo da tradução literária dentro do contexto nacional. A relevância dessa compilação é inegável, por uma série de razões. A mais óbvia é o fato de que nações consideravelmente periféricas (como o Brasil) são frequentemente esquecidas nas historiografias tradutórias, as quais tendem a focar mais em tradições hegemônicas e já estabelecidas (Alemã, Francesa, Britânica, Estadunidense etc.). Além disso, o livro abarca um conjunto de insights advindos de tradutores historicamente reconhecidos do Brasil, bem como de seus precursores – os quais merecem mais atenção e cujos textos ainda se viam de certo modo desorganizados no arquivo nacional da área em questão. Chega o momento de recuperar essa rica história, porém, vale ressaltar, não sem que haja uma preocupação em recolher as contribuições de algumas de nossas tradutoras – as quais já foram por muito tempo ignoradas, mas que foram lembradas pelo volume em questão.

Palavras-chave


Tradutores brasileiros; Tradução literária; História da tradução

Texto completo:

PDF (English)

Referências


GUERINI, Andréia; MARTINS, Márcia. The translator’s word: Reflections on Translation by Brazilian Translators. Florianópolis: Editora da UFSC, 2018.




DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7968.2018v38n3p455



Cadernos de Tradução, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 2175-7968.