Traduzir “falsas” traduções: o manuscrito inventado
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7968.2018v38n3p50Resumen
O topos do manuscrito encontrado aparece na antiguidade clássica, passa pela Renascença e floresce até hoje; esta ficção narrativa, pela qual o texto apresentado seria uma tradução de um imaginário original, levanta ao tradutor real uma série de instigantes questões. O objetivo desta comunicação é promover uma reflexão, analisando alguns exemplos concretos, sobre a tradução destes textos. Os resultados do trabalho demonstrarão como, na nova tradução/metatradução do texto, num jogo de espelhos e suas refrações, aparecem vestígios também de seu imaginário original, formando um palimpsesto das três culturas, uma tripla camada de texto de onde emergem as vozes dos vários autores.
Citas
ARIOSTO, L. Orlando furioso. http://www.letteraturaitaliana.net/pdf/Volume_4/t325.pdf
BARTHES, R. A morte do autor. O Rumor da Língua. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BOIARDO, M. Orlando innamorato. A cura di Aldo Scaglione. Torino: UTET, 1984.
CALLE-GRUBER, M. I sortilegi della biblioteca, ovvero il racconto dilatorio. In: GIOVANNOLI, Renato (a cura di). Saggi su Il nome della rosa. Milano: Bompiani, 1999. págs.107-112.
CERVANTES, M de. Don Quijote de la Mancha. Alfaguara, 2004.
CHINI, M. Naturalmente, un manoscritto. Cide Hamete Benengeli e l'anonimo manzoniano. In: GURRERI, Clizia, JACOPINO, Angela Maria, QUONDAM, Amedeo (a cura di). Moderno e modernità: la letteratura italiana. Roma: Sapienza Università di Roma, 2009. 11 p. Disponível em <http://www.italianisti.it/upload/userfiles/files/Chini%20Marta.pdf>
CONAN DOYLE, A. The Hound of the Baskervilles. London: Penguin Classics, 2012.
DE FAZI, S. “I Neoplatonici per Aristeo di Megara. Traduzione dal greco” di Luigi Settembrini. <http://sandrodefazi.blogspot.com.br/2011/03/i-neoplatonici-per-aristeo-di-megara.html>
DE LAURETIS, T. Il “principio Franti”. In: GIOVANNOLI, R. (a cura di). Saggi su Il nome della rosa. Milano: Bompiani, 1999. págs.45-55.
ECO, U. Il nome della rosa. Roma: La Repubblica, 2002.
FOUCAULT, M. Che cos'è un autore. In:_____. Scritti letterari. Trad. Cesare Milanese. Milano: Feltrinelli, 2004. p.1-21.
FOZIO. Biblioteca di Fozio patriarca di Costantinopoli tradotta in italiano dal cavaliere Giuseppe Compagnoni e ridotta a più comodo uso degli studiosi. 2 vols. Milano: Giovanni Silvestri, 1836.
GARGIULO, K. B. I Neoplatonici. Dalla Napoli borbonica, il romanzo omoerotico di Luigi Settembrini che scandalizzò Benedetto Croce. 13/02/2014. <http://www.famedisud.it/i-neoplatonici-dalla-napoli-borbonica-il-romanzo-omoerotico-di-luigi-settembrini-che-scandalizzo-benedetto-croce/>
KER, W. P. The literary influence of the Middle Ages. In:__ The Cambridge History of English Literature. 14 vols. Cambridge: CUP, 1953. X, p.210-254.
LUNETTA, M. L'eroe del Risorgimento confezionò un bel falso d'autore. 4 p. <http://www.retididedalus.it/Archivi/2012/novembre/LUOGO_COMUNE/5_settembrini.htm>
MACEDO, Anne. Pátria, corpos e patriarcados. In: SETTEMBRINI, 2016. p.55-63.
MANGANELLI, G.. Nota. In: SETTEMBRINI, Luigi. I Neoplatonici. A cura di Raffaele Cantarella. Milano: Rizzoli, 1977. p.3-8.
MANZONI, A. I promessi sposi. A cura di Vittorio Spinazzola. Milano: Garzanti, 1973.
PERROTTA, G. Disegno storico della letteratura greca. Milano: Principato, 1978.
REIM, R. Introduzione. I Grandi romanzi gotici. A cura di Riccardo Reim. Roma: Newton Compton, 1993. p.7-17.
SETTEMBRINI, L. I Neoplatonici. A cura di Beppe Benvenuto. Palermo: Sellerio, 2001.
SETTEMBRINI, L. Os Neoplatônicos. Novela homoerótica. Tradução de Silvia La Regina e Ana Maria Chiarini. Florianópolis: Rafael Copetti Editor, 2016.
STEPHENS, W. Un'eco in fabula. In: GIOVANNOLI, Renato (a cura di). Saggi su Il nome della rosa. Milano: Bompiani, 1999. págs.127-151.
WALPOLE, H. The Castle of Otranto. A Gothic Novel. Oxford: Oxford University Press, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores conservan sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación bajo la Licencia Creative Commons Attribution, que permite que se comparta el trabajo reconociéndose la autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ej.: publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro, reconociéndose la autoría y publicación inicial en esta revista).
















































