EXPÉRIENCE ESTHÉTIQUE À L'ÉCOLE DE L'ENFANCE ET PROCESSUS IMAGINATIFS DU CONTE DES ENFANTS

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e84277

Mots-clés :

Educação Infantil , Experiência Estética, Literatura para crianças, Processos Imaginativos, Narrativas

Résumé

L'article vise à analyser les processus imaginatifs des jeunes enfants présents dans les performances narratives de création/recréation d'histoires. L'analyse a été réalisée à travers l'approche constructive-interprétative des performances narratives de deux jeunes enfants d'un établissement public d'enseignement de la périphérie du Distrito Federal. Ce processus nous a permis de construire des indicateurs d'éléments à partir desquels les enfants construisent leurs processus imaginatifs. À partir de l'expérience esthétique avec le livre Toys, de l'auteur de Pernambuco André Neves, les enfants qui ont collaboré à la recherche ont créé leurs propres performances, dans lesquelles il y a un amalgame complexe de dimensions du développement humain composé essentiellement d'émotion, de mémoire et d'imagination, en des récits qui recréent l'histoire comme une pratique de production de cultures dans l'enfance.

Bibliographies de l'auteur

Débora Cristina Sales da Cruz Vieira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/Universidade de Brasília

Doutoranda em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (2015). Especialista em Educação Infantil pela Universidade de Brasília (2012). Graduada em Letras - Português/Espanhol pelo Centro Universitário de Brasília (1998). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 1997, atuando na docência, coordenação pedagógica e gestão. Tem experiência como pesquisadora na área de Educação Infantil, com ênfase em narrativas infantis, processos imaginativos e literatura para crianças. Atuou como membro do Comitê Distrital pela Primeira Infância entre 2013 e 2018. Membro do Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal desde 2012. Membro do Círculo Vigotskiano - Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Imagens e(m) Cena.

Cristina Massot Madeira-Coelho, Universidade de Brasília - UnB

Professora-adjunto da Faculdade de Educação na Universidade de Brasília, com atuação na graduação e orientação de trabalhos de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE. Com formação interdisciplinar, doutorado em Psicologia (2004), mestrado em Lingüística (1988) ambos pela UnB e graduação em fonoaudiologia (1981), meu interesse está na relação Sujeito-Linguagem que ultrapassa o âmbito das disciplinas de minha formação. Pesquiso, atuo e publico, principalmente, com os seguintes temas: processo de ensino-aprendizagem, sujeito e subjetividade, formação de educadores, educação infantil desenvolvimento de linguagem, distúrbios de comunicação, educação inclusiva e desenvolvimento atípico. Como experiência administrativa ressalto os períodos de 2009 -2012 e 2017-2018, em que atuei como Coordenadora Pedagógica, na equipe do Decanato de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília. e de 2013-2015 em que assumi a Coordenação do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. Atualmente coordeno o Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Subjetividade, GPEIS.

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Publiée

2022-10-27

Numéro

Rubrique

Dossiê: A arte da pergunta: as crianças como propositoras de sentidos estéticos