A influência da orientação empreendedora da gestão sobre a inovação em uma instituição pública de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e101032

Palavras-chave:

Orientação Empreendedora, Inovação, Instituição de Ensino Superior, Serviço Público

Resumo

Objetivo do estudo: analisar a influência da orientação empreendedora sobre a percepção de inovação em uma IES (Instituição de Ensino Superior) pública.

Metodologia/abordagem: foi realizada uma pesquisa do tipo survey em uma IES localizada no estado do Pará, na região norte do Brasil, que apresenta como características a promoção de inovações e a orientação empreendedora.

Originalidade/relevância: mais e mais o setor público tem sido cobrado pelas entregas à sociedade civil, que é quem “financia” as atividades no setor.  Este estudo estreita a discussão e análises da relação entre a promoção de inovações e a orientação empreendedora de líderes e gestores como um caminho para conseguir realizar com mais eficiência e melhor qualidade essas “entregas” à sociedade.

Principais resultados: pode-se destacar a influência positiva e direta dos fatores analisados, quais sejam, assunção de riscos e competitividade, proatividade, autonomia e inovatividade sobre as inovações.

Contribuições teóricas/metodológicas: Os achados dessa pesquisa contribuem para estreitar o debate acadêmico entre as duas temáticas em nível gerencial no setor público, além de explorar e expor resultados de uma região do Brasil que ainda não está tão desenvolvida quanto as demais no que se refere a IES.

Contribuições sociais/contribuição para a gestão: necessidade de líderes e gestores delinearem práticas que estimulem a orientação empreendedora, como forma de estimular o desenvolvimento de práticas inovadoras pelos servidores nas suas diferentes versões.

Biografia do Autor

Leander Luiz Klein, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor de Administração na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutor em Administração pela UFSM. Possui experiência internacional como Visiting Scholar na University of Arizona (USA).  Tem experiência acadêmica e científica nas áreas de Lean in Higher Education, construção e aplicação de instrumentos para avaliação de práticas Lean, desperdícios e valor do ponto de vista do usuário/beneficiário final.

Yanna Patrícia Araújo Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sergipe (IFS)

Administradora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sergipe - IFS. Mestre em Gestão de Organizações Públicas na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2023). Pós-graduada em Gestão Pública - IFPB (2017). Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdades Integradas de Patos (FIP - 2013). Ex-servidora pública da UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará - ICSA - Rondon do Pará). Tem experiência na área de Administração com ênfase em Atendimento ao público, Administração de Materiais (Patrimônio, Almoxarifado e Manutenções), Eventos e Gestão e Fiscalização de Contratos públicos.

Rogério Ruas Machado, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Professor e Diretor da Faculdade de Administração da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, ele é Doutor em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (2016). Atualmente é professor do Programa de Pós Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - ponto focal Marabá. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: micro e pequenas empresas, empreendedorismo, estratégia, cultura organizacional e estratégia deliberada e emergente.

Desirée Prati Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria

Assistente em administração na UFSM. Mestre de Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2025). Graduada em Direito pela UFSM (2017), especialização em Direito Processual Civil (2020). Em administração pública tem realizado pesquisas com as temáticas de transformação digital, inovação e geração de valor do ponto de vista do usuário/beneficiário final.

Referências

Abbas, J., Kumari, K., & Al-Rahmi, W. M. (2021). Quality management system in higher education institutions and its impact on students' employability with the mediating effect of industry–academia collaboration. Journal of Economic and Administrative Sciences, ahead of print, 1–19. https://doi.org/10.1108/jeas-07-2021-0135

Abdallah, A. B., Alkhaldi, R. Z., & Aljuaid, M. M. (2021). Impact of social and technical lean management on operational performance in manufacturing SMEs. Business Process Management Journal, 27(5), 1418–1444. https://doi.org/10.1108/BPMJ-06-2020-0252

Adeniyi, A. O., Gamede, V., & Derera, E. (2024). Individual entrepreneurial orientation for entrepreneurial readiness. Humanities and Social Sciences Communications, 11(1), 1–10. https://doi.org/10.1057/s41599-024-02728-9

Al-Mamary, Y. H., & Alshallaqi, M. (2022). Impact of autonomy, innovativeness, risk-taking, proactiveness, and competitive aggressiveness on students’ intention to start a new venture. Journal of Innovation & Knowledge, 7(4), 100239. https://doi.org/10.1016/j.jik.2021.100239

Agência Econômica. (2024, fevereiro 23). Setor público precisa perder o medo de investir em inovação, diz Cappelli ao tomar posse na ABD. Revista Economia 247. https://www.brasil247.com/economia/setor-publico-precisa-perder-o-medo-de-investir-em-inovacao-diz-cappelli-ao-tomar-posse-na-abdi?tbref=hp

Al Ahbabi, S. A., Singh, S. K., Balasubramanian, S., & Gaur, S. S. (2019). Employee perception of impact of knowledge management processes on public sector performance. Journal of Knowledge Management, 23(2), 351–373. https://doi.org/10.1108/JKM-08-2017-0348

Al-Awlaqi, M. A., Aamer, A. M., & Habtoor, N. (2021). The effect of entrepreneurship training on entrepreneurial orientation. The International Journal of Management Education, 19(1), 100267. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2018.11.003

Al-Dhaafri, H. S., & Alosani, M. S. (2020). Impact of total quality management, organisational excellence and entrepreneurial orientation on organisational performance. Benchmarking: An International Journal, 27(9), 2497–2519. https://doi.org/10.1108/BIJ-02-2020-0082

Alkhatib, A. W., & Valeri, M. (2024). Can intellectual capital promote the competitive advantage? European Journal of Innovation Management, 27(1), 263–289. https://doi.org/10.1108/EJIM-04-2022-0186

Alves, F. R. M., Galina, V. R. S., & Dobelin, S. (2018). Literature on organizational innovation: Past and future. Innovation & Management Review, 15(1), 2–19. https://doi.org/10.1108/INMR-01-2018-001

Araújo, R. A. D. M., Correia, T. D. S., & Câmara, R. P. D. B. (2022). Influência da inovação ambiental na sustentabilidade corporativa em companhias latino-americanas. Organizações & Sociedade, 29, 297–322. https://doi.org/10.1590/1984-92302022v29n0013PT

Blankesteijn, M., Bossink, B., & Van der Sijde, P. (2021). Science-based entrepreneurship education as a means for university-industry technology transfer. International Entrepreneurship and Management Journal, 17(2), 779–808. https://doi.org/10.1007/s11301-020-00199-3

Bloch, C., & Bugge, M. M. (2013). Public sector innovation: From theory to measurement. Structural Change and Economic Dynamics, 27, 133–145. https://doi.org/10.1016/j.strueco.2013.06.008

Boost, D., Raeymaeckers, P., Hermans, K., & Elloukmani, S. (2021). Overcoming non-take-up of rights: A realist evaluation of integrated rights-practices. Journal of Social Work, 21(4), 831–852. https://doi.org/10.1177/1468017320948332

Brandão, S. M., & Bruno-Faria, M. D. F. (2013). Inovação no setor público: Análise da produção científica em periódicos nacionais e internacionais da área de administração. Revista de Administração Pública, 47, 227–248. https://doi.org/10.1590/S0034-76122013000100010

Campos, H. D., Santos, A. M., Silva, R. L., & Costa, F. A. (2017). Fatores facilitadores da inovação no serviço público. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 1(6), 601–619. https://www.nucleodoconhecimento.com.br/wp-content/uploads/kalins-pdf/singles/inovacao-no-servico-publico.pdf

Clausen, T. H., Demircioglu, M. A., & Alsos, G. A. (2020). Intensity of innovation in public sector organizations. Public Administration, 98(1), 159–176. https://nordopen.nord.no/nord-xmlui/bitstream/handle/11250/2660318/Clausen.pdf?sequence=4&isAllowed=y

Corrêa, V. S., Queiroz, M. M., Cruz, M. A., & Shigaki, H. B. (2022). Entrepreneurial orientation far beyond opportunity: The influence of the necessity for innovativeness, proactiveness and risk-taking. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 28(4), 952–979. https://doi.org/10.1108/IJEBR-06-2021-0518

Costa, D. M., Batista, C. P., Brant, R. S., Santos, W. R., & Novaes, V. W. (2023). Empreendedorismo e inovação ao redor do mundo: O papel da transformação digital para o desenvolvimento das economias globais. Revista de Ciências da Administração, 1(Especial), 1–13. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e96301

Cruz, M. D. F. P., Ferreira, J. J., & Kraus, S. (2021). Entrepreneurial orientation at higher education institutions: State-of-the-art and future directions. The International Journal of Management Education, 19(2), 100502. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2021.100502

Cvijić, M., Tatarski, J., Katić, I., Vekić, A., & Borocki, J. (2019). Entrepreneurial orientation of public universities in republic of Serbia-empirical study. Sustainability, 11(6), 1509. https://doi.org/10.3390/su11061509

Dal-Soto, F., Swirski de Souza, Y., & Benner, M. (2021). Dimensions of Entrepreneurial Orientation in the Academic Environment. BASE–Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, 18(3), 410-437. https://doi.org/10.4013/base.2021.183.03

Damanpour, F. (2017). Organizational innovation. In Oxford research encyclopedia of business and management. https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190224851.013.19

Damanpour, F., & Schneider, M. (2009). Characteristics of innovation and innovation adoption in public organizations: Assessing the role of managers. Journal of public administration research and theory, 19(3), 495-522. https://doi.org/10.1093/jopart/mun021

De Guimarães, J. C. F., Severo, E. A., Campos, D. F., El-Aouar, W. A., & de Azevedo, F. L. B. (2020). Strategic drivers for product and process innovation: A survey in industrial manufacturing, commerce and services. Benchmarking: An International Journal. Vol. 27 No. 3, pp. 1159-1187. https://doi.org/10.1108/BIJ-12-2018-0403

De Oliveira, A. C. C. R. (2021). Universidade Empreendedora e Orientação Empreendedora: Um estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Superior Brasileira. Dissertação Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional – Administração, Universidade Federal de Itajubá. Disponível em: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2841

De Vries, H., Bekkers, V., & Tummers, L. (2016). Innovation in the public sector: A systematic review and future research agenda. Public administration, 94(1), 146-166. Disponível em: https://repub.eur.nl/pub/76041/Metis_201145.pdf

Debus, M. E., Gross, C., & Kleinmann, M. (2020). The power of doing: How job crafting transmits the beneficial impact of autonomy among overqualified employees. Journal of Business and Psychology, 35(3), 317-331. https://doi.org/10.1007/s10869-019-09625-y

Deslatte, A., & Swann, W. L. (2020). Elucidating the linkages between entrepreneurial orientation and local government sustainability performance. The American Review of Public Administration, 50(1), 92-109. https://doi.org/10.1177/0275074019869376

Dias, W. L., Barros, E. S., Vieira, D. P., & Reyes Jr., E. (2019). Antecedentes Da Orientação Empreendedora em Servidores Públicos. Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/UnB - Universidade de Brasília. ENAPG, Fortaleza.

Diaz, E., & Sensini, L. (2020). Entrepreneurial orientation and firm performance: evidence from Argentina. International Business Research, 13(8), 47-55. https://doi.org/10.5539/ibr.v13n8p47

Dos Santos, A. C. M. Z., Alves, M. S. P. D. C., & Bitencourt, C. C. (2015). Dimensões da orientação empreendedora e o impacto no desempenho de empresas incubadas. Revista Base, 12(3), 242-255. https://doi.org/10.4013/base.2015.123.06

Drucker, P. F. (2016). Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Cengage Learning.

Emmendoerfer, M. L. (2019). Inovação e empreendedorismo no setor público. 1° ed., Enap, Brasília, Brasil.

Faedo, J. Y. Y., da Silva, M. A. C., Resch, S., & de Carvalho Figueiredo, J. (2019). Fatores facilitadores de inovação em universidades: contribuições de casos brasileiros. International Journal of Knowledge Engineering and Management, 8(20), 50-75. https://doi.org/10.47916/ijkem-vol8n20-2019-3

Ferraris, A., Santoro, G., & Pellicelli, A. C. (2020). “Openness” of public governments in smart cities: removing the barriers for innovation and entrepreneurship. International Entrepreneurship and Management Journal, 16(4), 1259-1280.

Forester, J. (2013). On the theory and practice of critical pragmatism: Deliberative practice and creative negotiations. Planning theory, 12(1), 5-22. https://doi.org/10.1177/1473095212448750

Gabriel, J. M. O., & Kobani, D. (2022). An evaluation of individual entrepreneurial orientation and community development in Nigeria. World Journal of Advanced Research and Reviews, 15(1), 246-256. https://doi.org/10.30574/wjarr.2022.15.1.0692

Garcez, A., Silva, R., & Franco, M. (2022). Digital transformation shaping structural pillars for academic entrepreneurship: A framework proposal and research agenda. Education and Information Technologies, 27(1), 1159-1182.

Guerra, R. M. D. A., Farinha, R. G. M. A., Souza, I. L. C., & Camargo, M. E. (2020). Efeito da orientação empreendedora sobre a performance organizacional. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional - G&DR. V. 16, N. 2, P. 314-327, 2020. Disponível em: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5515

Gujarati, D., & Porter, D. Basic Econometrics. 5th Ed., McGraw-Hill, 2009.

Graciano, P., Lermen, F. H., Reichert, F. M., & Padula, A. D. (2023). The impact of risk-taking and creativity stimuli in education towards innovation: A systematic review and research agenda. Thinking Skills and Creativity, 47, 101220.

Hair, J.F., Black, W.C., Babim, B.J., & Anderson, R.E. (2019). Multivariate data analysis. 8th edition, Hampshire, United Kingdom.

Haneda, S., & Ito, K. (2018). Organizational and human resource management and innovation: Which management practices are linked to product and/or process innovation? Research Policy, 47(1), 194–208. https://doi.org/10.1016/j.respol.2017.10.008

Hernández-Linares, R., Kellermanns, F. W., López-Fernández, M. C., & Sarkar, S. (2020). The effect of socioemotional wealth on the relationship between entrepreneurial orientation and family business performance. BRQ Business Research Quarterly, 23(3), 174-192. https://doi.org/10.1177/2340944420941438

Ar, I. M., Temel, S., Dabic, M., Howells, J., Mert, A., & Yesilay, R. B. (2021). The role of supporting factors on patenting activities in emerging entrepreneurial universities. IEEE transactions on engineering management, 70(6), 2293-2304.

Jugend, D., Fiorini, P. D. C., Armellini, F., & Ferrari, A. G. (2020). Public support for innovation: A systematic review of the literature and implications for open innovation. Technological Forecasting and Social Change, 156, 119985. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020.119985

Kearney, C., & Meynhardt, T. (2016). Directing corporate entrepreneurship strategy in the public sector to public value: Antecedents, components, and outcomes. International Public Management Journal, 19(4), 543-572. https://doi.org/10.1080/10967494.2016.1160013

Klein, L. L., Tonetto, M. S., Avila, L. V., & Moreira, R. (2021). Management of lean waste in a public higher education institution. Journal of Cleaner Production, 286, 125386. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.125386

Klein, L. L., Naranjo, F., Douglas, J. A., Schwantz, P. I., & Garcia, G. A. (2023). Assessing internal organizational pathways to reduce knowledge waste: a Lean thinking perspective. Business Process Management Journal, 29(5), 1584-1606. https://doi.org/10.1108/BPMJ-01-2023-0057

Klein, L. L., Moyano-Fuentes, J., Vieira, K. M., & Marçal, D. R. (2024). An exploratory study of the relationships between Lean practices and team performance in higher education. International Journal of Lean Six Sigma, 15(2), 372-399. https://doi.org/10.1108/IJLSS-08-2022-0168

Lima, S. F. A., Dantas, C. F., Teixeira, R. M., & Almeida, M. A. (2018). Empreendedorismo público e orientação empreendedora em instituições federais de ensino. Revista De Ciências Da Administração, 20(50), 44–60. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018v20n50p44

Linders, D., Liao, C. Z. P., & Wang, C. M. (2018). Proactive e-Governance: Flipping the service delivery model from pull to push in Taiwan. Government information quarterly, 35(4), S68-S76. https://doi.org/10.1016/j.giq.2015.08.004

Liu, G., Ko, W. W. J., Ngugi, I., & Takeda, S. (2017). Proactive entrepreneurial behaviour, market orientation, and innovation outcomes: A study of small-and medium-sized manufacturing firms in the UK. European Journal of Marketing, 51(11/12), 1980-2001. https://doi.org/10.1108/EJM-11-2016-0663

Lumpkin, G. T., & Dess, G. G. (1996). Clarifying the entrepreneurial orientation construct and linking it to performance. Academy of management Review, 21(1), 135-172. https://doi.org/10.2307/258632

Marques, C. S., Santos, G., Galvão, A., Mascarenhas, C., & Justino, E. (2018). Entrepreneurship education, gender and family background as antecedents on the entrepreneurial orientation of university students. International Journal of Innovation Science, 10(1), 58-70. https://doi.org/10.1108/IJIS-07-2017-0067

Martela, F., Gómez, M., Unanue, W., Araya, S., Bravo, D., & Espejo, A. (2021). What makes work meaningful? Longitudinal evidence for the importance of autonomy and beneficence for meaningful work. Journal of vocational behavior, 131, 103631. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2021.103631

Mehmood, M. S., Jian, Z., Akram, U., & Tariq, A. (2021). Entrepreneurial leadership: The key to develop creativity in organizations. Leadership & Organization Development Journal, 42(3), 434-452.

Miller, D. (1983). The correlates of entrepreneurship in three types of firms. Management Science, v. 29, n. 7, p. 770-791. https://doi.org/10.1287/mnsc.29.7.770

Noronha, M. E. S. D., Ferraro, D. M. J., & Silva, R. D. S. V. (2023). O Processo Decisório para o Desenvolvimento da Inovação Sustentável Via Capacidades Dinâmicas nas Cleantechs. Organizações & Sociedade, 30, 203-240. https://doi.org/10.1590/1984-92302023v30n0007PT

OECD (2018). Eurostat Oslo Manual 2018: Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation, 4th Edition, The Measurement of Scientific, Technological and Innovation Activities, OECD Publishing, Paris/Eurostat, Luxembourg. Disponível em: https://www.oecd.org/en/publications/oslo-manual-2018_9789264304604-en.html

Okręglicka, M., Mittal, P., & Navickas, V. (2023). Exploring the mechanisms linking perceived organizational support, autonomy, risk taking, competitive aggressiveness and corporate sustainability: the mediating role of innovativeness. Sustainability, 15(7), 5648.

Owusu-Agyeman, Y. (2021). Transformational leadership and innovation in higher education: A participative process approach. International Journal of Leadership in Education, 24(5), 694-716. https://doi.org/10.1080/13603124.2019.1623919

Perera, L. S., & Samarakoon, S. M. A. K. (2021). Effect of entrepreneurial orientation on SMEs’ innovation performance in Sri Lanka. Asian Journal of Advanced Research and Reports, 15(2), 55-63. https://doi.org/10.9734/ajarr/2021/v15i230367

Peschl, H., Deng, C., & Larson, N. (2021). Entrepreneurial thinking: A signature pedagogy for an uncertain 21st century. The International Journal of Management Education, 19(1), 100427. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2020.100427

Pintec (2017). Pesquisa de inovação tecnológica. Acessado em 19/01/2024. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5578.pdf

Priestley, M., & Simperl, E. (2022). Open innovation programmes related to data and AI: How do the entrepreneurial orientations of startups align with the objectives of public funders?. Data & Policy, 4, e16. https://doi.org/10.1017/dap.2022.8

Prihandono, D., Wijaya, A. P., Wiratama, B., Wijayanto, A., & Suhud, U. (2023). Examining the role of measuring impact in higher education innovation creation. Journal of Applied Research in Higher Education, 15(4), 1111-1129. https://doi.org/10.1108/JARHE-01-2022-0034

Roschel, D. M. C., de Salles, H. H., de Barcellos, R. M. R. (2024). Perspectivas de inovação social disseminadas por organizações de suporte: implicações para o ecossistema. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 26, n. 66, p. 1-21, 2024. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e98927

Salajan, F. D. (2018). An analysis of rhetorical devices in policy narratives on the European Institute of Innovation and Technology: Implications for European higher education. European Educational Research Journal, 17(4), 555-583. https://doi.org/10.1177/1474904117720793

Santo, A. L. D. E., & Voks, D. (2021). Repensando os Estudos Fronteiriços: Participação e Inovação Social no Desenvolvimento das Zonas de Fronteiras. Organizações & Sociedade, 28, 860-887. https://doi.org/10.1590/1984-92302021v28n9906PT

Scholta, H., & Lindgren, I. (2023). Proactivity in digital public services: a conceptual analysis. Government Information Quarterly, 40(3), 101832. https://doi.org/10.1016/j.giq.2023.101832

Scholta, H., Mertens, W., Kowalkiewicz, M., & Becker, J. (2019). From one-stop shop to no-stop shop: An e-government stage model. Government Information Quarterly, 36(1), 11-26. https://doi.org/10.1016/j.giq.2018.11.010

Schumpeter, J. A. (1934). The theory of economic development: an inquiry into profits, capital, credit, interest, and the business cycle. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.

Sciarelli, M., Gheith, M. H., & Tani, M. (2020). The relationship between soft and hard quality management practices, innovation and organizational performance in higher education. The TQM Journal, 32(6), 1349-1372. https://doi.org/10.1108/TQM-01-2020-0014

Shane, S., & Venkataraman, S. (2000). The promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of management review, 25(1), 217-226. https://doi.org/10.2307/259271

Silva, R. B, & Fernandez, C. (2021). La relación entre capital intelectual humano y capacidad de innovación en el sector público. Visión de futuro, 25(2), 114-136. https://doi.org/10.36995/j.visiondefuturo.2021.25.02R.004.es

Silva, R.B., Jardón, C. M.F., & Avila, L. V. (2021). Effects of structural intellectual capital on the innovation capacity of public administration. Journal of technology management & innovation, 16(3), 66-78. https://doi.org/10.4067/S0718-27242021000300066

Silveira, B. R., & Silveira-Martins, E. (2016). Orientação empreendedora: uma análise bibliométrica em periódicos nacionais e internacionais. Revista de Administração FACES, 15(4), 101-126. https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2016V15N4ART3588

Sørlie, H. O., Hetland, J., Bakker, A. B., Espevik, R., & Olsen, O. K. (2022). Daily autonomy and job performance: Does person-organization fit act as a key resource?. Journal of vocational behavior, 133, 103691. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2022.103691

Tjahjadi, B., Soewarno, N., Jermias, J., Hariyati, H., Fairuzi, A., & Anwar, D. N. (2022). Does engaging in global market orientation strategy affect HEIs’ performance? The mediating roles of intellectual capital readiness and open innovation. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, 8(1), 29. https://doi.org/10.3390/joitmc8010029

Uemura, M. R. B., Vasconcellos, L., & da Silva, L. H. (2023). Educação Empreendedora na Educação Básica: uma revisão sistemática da literatura. Revista de Ciências da Administração, 25(65), 1-22. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e86177

Usman, M., & Mat, N. (2017). Islamic Work Ethic and Public Sector Innovation: Entrepreneurial Orientation as a Moderator. International Journal of Business and Technopreneurship, 7(2), 203-212. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320324522_Islamic_Work_Ethic_and_Public_Sector_Innovation_Entrepreneurial_Orientation_as_a_Moderator

Valadares, J. L.; Emmendoerfer, M. L. (2015). A Incorporação do Empreendedorismo no Setor Público: Reflexões Baseadas no Contexto Brasileiro. Revista de Ciências da Administração, v.17, n.41, p.82-98. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n41p82

Zhoc, K. C., Webster, B. J., King, R. B., Li, J. C., & Chung, T. S. (2019). Higher education student engagement scale (HESES): Development and psychometric evidence. Research in Higher Education, 60, 219-244. doi: 10.1007/s11162-018-9510-6

Walker, R. M. (2008). An empirical evaluation of innovation types and organizational and environmental characteristics: Towards a configuration framework. Journal of public administration research and theory, 18(4), 591-615. https://doi.org/10.1093/jopart/mum026

Windrum, P. (2008), “Innovation and entrepreneurship in public services”, In Koch, P. and Windrum, P. (Eds.), Innovation in Public Services: Management, Creativity, and Entrepreneurship, Edward Elgar Publishing Limited, Cheltenham, pp. 3-20.

Publicado

18-08-2025

Como Citar

Klein, L. L., Pereira, Y. P. A., Machado, R. R., & Ribeiro, D. P. (2025). A influência da orientação empreendedora da gestão sobre a inovação em uma instituição pública de ensino superior. Revista De Ciências Da Administração, 27(67), 1–31. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e101032

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.