O que tem se falado sobre prática na área de Administração no Brasil?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e84846

Palavras-chave:

Teorias da Prática, Revisão sistemática, Estudos baseados em Prática, Epistemologia da Prática

Resumo

O trabalho visa a identificar o emprego das teorias da prática em publicações da área de Administração entre 2014 e 2019, no Brasil. Para isso optamos pela revisão sistemática da literatura dos trabalhos apresentados em eventos da ANPAD e na base de dados SPELL. Procuramos identificar onde se situam os 118 trabalhos analisados em relação ao emprego das teorias das práticas. Encontramos que as classificações existentes na literatura não dão conta da diversidade da pesquisa sobre prática no Brasil, assim como argumentamos que as censuras sobre a redução do poder crítico das teorias da prática são procedentes, pois a análise também nos possibilitou apontar de modo específico qual o percentual de trabalhos que corroboram as várias críticas levantadas por vários autores de que muitos não tem concepção clara do que é práticas, haja vista que indicamos que 10,17% dos trabalhos não articulavam de forma coerente os teóricos/rótulos entre si. 

Biografia do Autor

Cláudio César Torquato Rocha, Universidade Estadual do Ceará. Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (Uninter) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui formação em Atendimento Educacional Especializado - AEE e em Psicanálise (em andamento). Atua como Professor no Ensino Superior e como Pedagogo/Psicopedagogo no atendimento a crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem no NAPE/SEDUC-CE. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Corpo Freudiano Escola de Psicanálise (CPEP)

José Ricardo Costa de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Administração

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS); graduado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE); graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior. Especialista em Design instrucional; Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE; Pós-Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGS/FACHIF/UFMG - 2012); Pós-Doutorado em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Pós-Doutorado em andamento em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Professor do Departamento de Ciências Administrativas (DCA) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da UFPE. Coordenador do Mestrado Profissional em Administração (MPAdm/UFPE). Ex-Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFPE. Avaliador dos eventos da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) nas áreas de Estudos Organizacionais, Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Ensino e Pesquisa. Autor de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e de capítulos de livros. Orientador de mestrado (acadêmico e profissional) e doutorado. Revisor de diversos periódicos e eventos na área de Administração. Com experiência na área de Administração e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento organizacional; competências profissionais; metodologia de pesquisa qualitativa; ensino/aprendizagem e EAD; Teoria Social Cognitiva.

Referências

ABREU, Natasha G. M. Teorias macrossociológias da criminalidade. In: Confluências. Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, vol. 20 n. 3, p. 99-118, dez./2018.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO (ANPAD). Apresentação. Disponível em: http://www.anpad.org.br/sobre.php. Acesso em 01 de agosto de 2020.

BISPO, Marcelo. Estudos baseados em prática: conceitos, história e perspectivas. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, vol. 2 n. 1, 2013. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10058. Acesso em 01 de agosto de 2020.

BISPO, Marcelo de Souza, SOARES, Lídia Cunha, CAVALCANTE, Erica Dayane Chaves. Panorama dos Estudos Sobre “Prática” no Brasil: Uma Análise da Produção. In: ENCONTRO DA ANPAD, 38., 2014, São Paulo, Anais... São Paulo, 2014.

BISPO, Marcelo de Souza. Methodological reflections on practice-based research in organization studies. BAR-Brazilian Administration Review, vol. 12 n. 3, p. 309-323, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bar/v12n3/1807-7692-bar-12-03-00309.pdf. Acesso em 01 de agosto de 2020.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato (org.) Pierre Bourdieu: Sociologia. Tradução de Paula Montero e Alícia Auzmendi. São Paulo: Ática, 1983.

CARLOS, Camila Fernanda dos Santos; OLIVEIRA, Josiane Silva. Práticas de organização e a constituição do corpo no cotidiano organizacional: etnografia de uma comunidade cristã católica. In: ENCONTRO DA ANPAD, 43., 2019, São Paulo, Anais... São Paulo, 2019.

CORRADI, Gessica; GHERARDI, Silvia; VERZELLONI, Luca. Ten good reasons for assuming a ‘practice lens’ in organization studies. In: OLKC Conference. 3., Anais…, 2008.

CORRADI, Gessica; GHERARDI, Silvia; VERZELLONI, Luca. Through the practice lens: where is the bandwagon of practice-based studies heading? Management Learning, vol. 41, n.3, p. 265-283, 2010.

CZARNIAWSKA, Barbara. Organizing: how to study it and how to write about it. Qualitative Research in Organizations and Management: An International Journal, vol. 03 n. 01, p. 04-20, 2008.

FELDMAN, Martha S.; ORLIKOWSKI, Wanda J. Theorizing practice and practicing theory. Organization science, vol. 22 n. 5, p. 1240-1253, 2011. Disponível em: https://escholarship.org/content/qt8g33n86c/qt8g33n86c.pdf. Acesso em: 20 de junho de 2020.

GAUTHIER, Clermont et. al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

GHERARDI, Silvia. Practice-based theorizing on learning and knowing in organizations. Organization, vol. 7 n. 2, p. 211-223, 2000.

GHERARDI, Silvia. Introduction: The Critical Power of the Practice Lens. Management Learning, vol. 40 n. 2, p. 115-128, 2009a.

GHERARDI, Silvia. Knowing and learning in practice‐based studies: an introduction. The Learning Organization, vol. 16 n. 5, p.352 – 359, 2009b.

GIDDENS, Antony. Marx's correct views on everything. Theory and Society, vol. 14, p. 167–174, 1985. Disponível em: https://doi-org.ez76.periodicos.capes.gov.br/10.1007/BF00157531. Acesso em: 08 de junho de 2020.

GOMES, Aline Ribeiro; SILVA FILHO, José Carlos Lázaro da. Abordando o Consumo de Água em um Órgão Público através das Lentes das Práticas: compreendendo lacunas para possíveis intervenções. In: ENCONTRO DA ANPAD, 43., 2019, São Paulo, Anais... São Paulo, 2019.

LATOUR, Bruno. On actor-network theory: A few clarifications. Soziale welt, vol. 47 n. 4, p. p. 369-381, 1996. Disponível em: http://transnationalhistory.net/interconnected/wp-content/uploads/2015/05/Latour-Actor-Network-Clarifications.pdf. Acesso em: 08 de junho de 2020.

LIMA, Mirian Assumpção; CUNHA, Maria Alexandra V. Cortez. O emprego das mídias sociais no policiamento: um estudo sob a lente da prática. In: ENCONTRO DA ANPAD, 43., 2019, São Paulo, Anais... , São Paulo, 2019.

MARTINS, Daniel Felipe Victor; FIGUEIREDO, Marina Dantas de. A perspectiva de Alasdair MacIntyre para os estudos da prática nas organizações. ENCONTRO DA ANPAD, 39, Anais..., Belo Horizonte, 2015.

MEDEIROS, Ana Carolina Peixoto; MENDONÇA, Ricardo Costa de. Análise da Profissionalidade do Docente de Administração nos Institutos Federais a luz da Epistemologia da Prática Autoria. In: ENCONTRO DA ANPAD, 43, Anais..., São Paulo, 2019.

MENDES-DA-SILVA, Wesley. Contribuições e limitações de revisões narrativas e revisões sistemáticas na área de negócios. Revista de Administração Contemporânea, vol. 23 n. 2, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552019000200001&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 8 de junho de 2020.

PIMENTEL, Ricardo. Estudos baseados na prática sobre sustentabilidade: uma proposta metodológica. In: ENCONTRO DA ANPAD, 42., 2018, São Paulo, Anais... Curitiba, 2018.

POWER, Michael. Foucault and sociology. Annual Review of Sociology, vol. 37, p. 35-56, 2011.

RECKWITZ, Andreas. Toward a theory of social practices: A development in culturalist theorizing. European journal of social theory, vol. 5 n. 2, p. 243-263, 2002.

SCHATZKI, Theodore R. Peripheral vision: The sites of organizations. Organization studies, vol. 26 n. 3, p. 465-484, 2005.

SPIER, Kelly Fabiane; NASCIMENTO, Luís Felipe Machado; LESSA, Bruno de Souza. A aprendizagem baseada na prática e a educação sustentável de alunos de Administração da UFRGS. In: ENCONTRO DA ANPAD, 43., 2019, São Paulo, Anais... São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.anpad.org.br/sobre.php. Acesso em: 11 de novembro de 2019.

SVABO, Connie. Materiality in a practice-based approach. The Learning Organization, vol. 16 n. 5, p. 360, 2009. Disponível em: https://www.academia.edu/download/36475849/Publ8_16_Svabo_Materiality_in_a_practice-based_approach.pdf. Acesso em: 11 de novembro de 2019.

Downloads

Publicado

02-02-2023

Como Citar

Bastos, A. T., Rocha, C. C. T. ., & Mendonça, J. R. C. de. (2023). O que tem se falado sobre prática na área de Administração no Brasil?. Revista De Ciências Da Administração, 24(64), 9–24. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e84846

Artigos Semelhantes

<< < 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.