Aceitação e prontidão para uso de tecnologia em micro e pequenos negócios: atitudes e comportamentos na pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e86990

Palavras-chave:

Espaço, Região, Área, Território, Conceitos geográficos

Resumo

O comportamento de consumo foi afetado na Pandemia de Covid-19, com impactos significativos e não completamente dimensionados. As empresas precisaram se adaptar, mudando sua relação com a tecnologia. O presente artigo teve como objetivo compreender de que forma a pandemia afetou atitudes e comportamentos em relação à adoção de tecnologia por micro e pequenos negócios santa-cruzenses, através da Teoria dos Valores Humanos de Schwartz e dos modelos de aceitação e prontidão para uso da tecnologia. A pesquisa de caráter exploratório e abordagem qualitativa foi desenvolvida junto aos administradores de micro e pequenas empresas de Santa Cruz do Sul, RS. Os resultados evidenciam que grande parte das empresas alterou de forma pouco significativa a maneira de se relacionar com a tecnologia. Foram identificados traços inibidores, como insegurança, evidenciando que crenças e valores divergentes se relacionam aos recursos tecnológicos.

Biografia do Autor

Kelli Nogueira de Souza, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Mestra em Administração pela UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, funcionária de carreira do Banco do Brasil, mãe do Lucca e do Bernardo e uma apaixonada por Marketing e pelo universo do Empreendedorismo.

Cláudio Damacena, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutor em Administração. Docente do PPGA da UNISC.

Flávio Régio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutor em Administração. Docente do PPGA da UNISC.

Referências

AKPAN, Ikpe Justice; UDOH, Elijah Abasifreke Paul; ADEBISI, Bamidele. Small business awareness and adoption of state-of-the-art technologies in emerging and developing markets, and lessons from the COVID-19 pandemic. Journal of Small Business & Entrepreneurship, v. 34, n. 2, p. 123-140, 2022. https://doi.org/10.1080/08276331.2020.1820185

AJZEN, I. The Theory of Planned Behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes. Massachusetts, p.179-211. dez. 1991. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0749-5978(91)90020-T. Acesso em: 10 mai. 2021.

BACKES, D. A. P.; ARIAS, M. I.; STOROPOLI J. E.; RAMOS, H. R. Os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre as organizações: um olhar para o futuro. Revista Ibero-Americana de Estratégia. v. 19. n. 4, 2020. https://doi.org/10.5585/riae.v19i4.18987

BAGOZZI, R. P.; WARSHAW, P. R. Trying to consume. Journal of consumer research, v. 17, n. 2, p. 127-140, 1990. https://doi.org/10.1086/208543

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

DAVIS, F.D. Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use and User Acceptance of Information Technology. Management Information Systems Research Center. Minessota, p. 319-340, 1989. https://doi.org/10.2307/249008

DAVIS, F. D.; BAGOZZI, R. P.; WARSHAW, P. R. User acceptance of computer technology: a comparison of two theoretical models. Management Science, v. 35, n. 8, p. 982-1003, 1989. https://doi.org/10.1287/mnsc.35.8.982

DAVIS, F. D.; BAGOZZI, R. P.; WARSHAW, P. R. Extrinsic and intrinsic motivation to use computers in the workplace. Journal of Applied Social Psychology, 22, p.1111-1132, 1992. https://doi.org/10.1111/j.1559-1816.1992.tb00945.x

FARIAS, M. L.; BARBOSA, M. L. A.; SILVA, L. A.; SOUSA JÚNIOR, J. H. Explicando o Consumo Colaborativo por meio da Teoria da Ação Racional: Uma Aplicação com Usuários do Airbnb. Turismo em Análise, v. 30, n. 2, p. 290-306, 2019. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v30i2p290-306

FAZIO, R. H.; ZANNA, M. Attitudinal qualities relating to the strength of the attitude-behavior relationship. Journal of Experimental Social Psychology, v.14, p. 398-480, 1978. https://doi.org/10.1016/0022-1031(78)90035-5

FISHBEIN, Martin. An investigation of the relationships between beliefs about an object and the attitude toward that object. Human relations, v. 16, n. 3, p. 233-239, 1963. https://doi.org/10.1177/001872676301600302

FISHBEIN, M., AJZEN, I. Belief, attitude, intention and behavior: an introduction to theory and research. Massachussets: Addison-Wesley, 1975.

FOXALL, Gordon. Understanding consumer choice. Springer, 2005. https://doi.org/10.1057/9780230510029

FREITAS, A. S.; FERREIRA, J. B.; GARCIA, R. A.; KURTZ, R. O Efeito da Interatividade e do Suporte Técnico na Intenção de Uso de um Sistema de E-learning. Revista de Ciências da Administração, v. 19, n. 47, p. 45-56, 2017. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n47p45

FURTADO, G. F.; BOEING, R.; ALMEIDA, Q. M.; SOUSA, A. M. R.; SANTOS, R. C. D. Influence factors of consumers’ decision-making: the behavioral perspective on car buying. Revista Brasileira de Marketing, v. 22, n. 1, p. 223-260, 2023. https://doi.org/10.5585/remark.v22i1.17462

GARCIA, G. A.; SCHWANTZ, P. I.; MORETTO NETO, L. Análise do plano de contingência da Fundação Oswaldo Cruz para o enfrentamento do Coronavírus. Revista de Ciências da Administração, v. 23, n. 61, p. 24-36, 2022. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2021.e80517

JUNIOR, J. B. C. Século XXI: ameaças e oportunidades para a pequena empresa brasileira. Revista de Ciências da Administração, v. 1, p. 87-94, 1998.

KRUGER, T. R. Planos de Contingência do SUS e do SUAS no contexto de pandemia: Vinculação com os PPAs. Revista de Ciências da Administração, v. 24, n. 63, 2022. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e84312

LIU, Aijing et al. Daily green behavior as an antecedent and a moderator for visitors’ pro-environmental behaviors. Journal of Sustainable Tourism, v. 28, n. 9, p. 1390-1408, 2020. https://doi.org/10.1080/09669582.2020.1741598

PARASURAMAN, A. Technology Readiness Index (TRI): a multiple-item scale to measure readiness to embrace new technologies. Journal of Service Research, v. 2, n. 4, p. 307-320, 2000. https://doi.org/10.1177/109467050024001

PARASURAMAN, A.; COLBY, C. L. An updated and streamlined technology readiness index: TRI 2.0. Journal of service research, v. 18, n. 1, p. 59-74, 2015. https://doi.org/10.1177/1094670514539730

PARASURAMAN, A. COLBY, C. Techno-ready marketing: how and why your customers adopt technology. New York: The Free Press, 2001.

ROKEACH, M. The nature of human values. New York: The Free Press, 1973.

SANTOS, B. P.; ALBERTO, A.; LIMA, T. D. F. M.; CHARRUA-SANTOS. Indústria 4.0: desafios e oportunidades. Revista Produção e Desenvolvimento, v. 4, n. 1, p. 111-124, 2018.

SANTOS, J. O.; SANTOS, F. A.; VOLPATO, L. A.; VOLPATO, B. L. Análise do desempenho do retorno das ações ordinárias de empresas do setor do agronegócio em cenários econômicos adversos. Revista de Ciências da Administração, v. 23, n. 61, p. 37-51, 2022. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2021.e79157

SEBRAE. Transformação digital nos pequenos negócios. Brasília, 2022. Disponível em: https://agenciasebrae.com.br/wp-content/uploads/2023/03/relatorio_TIC_2022_v6- COMPLETA.pdf. Acesso em: 26 ago. 2023.

SEBRAE/RS. Perfil das Cidades Gaúchas - Santa Cruz do Sul. Disponível em: https://datasebrae.com.br/municipios/rs/Perfil_Cidades_Gauchas-Santa_Cruz_do_Sul.pdfAcesso em: 25 mai. 2021.

SEBRAE. Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. São Paulo, 2014. Disponível em: Lei Geral da Micro e Pequena Empresa - Sebrae. Acesso em: 20 jul. 2021.

SEK, Y.W. et al. Prediction of user acceptance and adoption of smartphone for learning with technology acceptance model. Journal of Applied Sciences, v. 5, p. 2395-2402, 2010. https://doi.org/10.3923/jas.2010.2395.2402

SHETH, R. K.; MO, H. J.; TORMEN, G. Ellipsoidal collapse and an improved model for the number and spatial distribution of dark matter haloes. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, v. 323, n. 1, p. 1-12, 2001. https://doi.org/10.1046/j.1365-8711.2001.04006.x

SCHWARTZ, S. H. Are there universal aspects in the structure and contents of human values? Journal of Social Issues. New York, v.50, n.4, p. 19-45, 1994. https://doi.org/10.1111/j.1540-4560.1994.tb01196.x

SCHWARTZ, S. H.; BARDI, A. Value hierarchies across cultures: taking a similarities perspective. Journal of Cross-Cultural Psychology, p. 32-268, 2001. https://doi.org/10.1177/0022022101032003002

SOUZA, R.; LUCE, F. B. Adoção de produtos e serviços baseados em tecnologia: uma avaliação da aplicabilidade do Technology Readiness Index (TRI) no Brasil. In: Encontro da ANPAD – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação. 27. Anais. Atibaia, São Paulo, 2003.

TRIANDIS, H. C. Values, attitudes, and interpersonal behavior. In: Howe, H. & Page, M., ed. Nebraska symposium on motivation, 1978. Lincoln, Neb., University of Nebraska Press, 1980.

VENKATESH, V.; DAVIS, F. D. A theoretical extension of the technology acceptance model: Four longitudinal field studies. Management Science, v. 46, n. 2, p. 186-204, 2000. https://doi.org/10.1287/mnsc.46.2.186.11926

VICENZI, S. E.; BULGACOV, S. Fatores motivadores do empreendedorismo e as decisões estratégicas de pequenas empresas. Revista de Ciências da Administração, v. 15 n. 35, p. 208-221, 2013. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p208

YEN-TSANG, C.; CSILLAG, J. M.; SIEGLER, J. Theory of reasoned action for continuous improvement capabilities: a behavioral approach. Revista de Administração de Empresas, v. 52, n. 5, p. 546-564, 2012. https://doi.org/10.1590/S0034-75902012000500006

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

Souza, K. N. de ., Damacena, C., & Régio Brambilla, F. (2023). Aceitação e prontidão para uso de tecnologia em micro e pequenos negócios: atitudes e comportamentos na pandemia de Covid-19. Revista De Ciências Da Administração, 25(65), 1–15. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e86990

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.