Suporte e aprendizagem organizacional: análise à luz do contexto cooperativo
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e89812Palavras-chave:
Suporte organizacional, Aprendizagem organizacional, Cooperativa agropecuáriaResumo
Objetivo: Este estudo objetiva analisar a influência da percepção de Suporte sobre os fatores que potencializam a Aprendizagem Organizacional, segundo a perspectiva dos colaboradores que atuam em uma cooperativa do ramo agropecuário.
Metodologia/abordagem: Realizou-se uma pesquisa descritiva e quantitativa, em que participaram 262 colaboradores de uma cooperativa agropecuária, situada no Rio Grande do Sul/Brasil. O instrumento de coleta de dados foi composto pela Escala de Percepção de Suporte Organizacional, versão reduzida (EPSO-R) e pela Escala de Aprendizagem Organizacional.
Originalidade/relevância: O suporte e a aprendizagem organizacional surgem como mecanismos para promover a realização pessoal e o bem-estar dos indivíduos na cooperativa estudada.
Principais resultados: Observa-se que os fatores Práticas de Gestão de Desempenho e das Práticas de Promoção e Recompensa (suporte organizacional) influenciam nos potencializadores da aprendizagem organizacional nesta cooperativa.
Contribuições teóricas: Este estudo contribui ao fazer uma análise quantitativa que destaca como práticas específicas de gestão de desempenho e promoção/recompensa influenciam a aprendizagem. Além de reforçar a importância de instrumentos validados e confiáveis para a coleta de dados.
Contribuição para a gestão: Esses achados fornecem uma base sólida para que os gestores desenvolvam e implementem políticas e práticas que não só beneficiem os colaboradores individualmente, mas também melhorem o desempenho e a sustentabilidade da organização como um todo.
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