Lições da Crise: estratégias dos meios de hospedagem no enfrentamento da pandemia da COVID-19 em São Luís do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e89992

Palavras-chave:

Estratégia, COVID-19, Impactos, Crise, Setor Hoteleiro

Resumo

Objetivo: Identificar estratégias de micro e pequenas empresas do setor hoteleiro de São Luís do Maranhão para enfrentar os impactos da COVID-19. 

Metodologia/abordagem: Exploratória, transversal, descritiva e qualitativa, desenvolvida entre janeiro e agosto de 2021, junto a 12 micro e pequenas hospedagens. A coleta de dados utilizou um roteiro semiestruturado e as falas transcritas foram submetidas à análise de conteúdo.

Originalidade/relevância: Diante da complexidade imposta pela COVID-19, a adaptação estratégica das micro e pequenas empresas hoteleiras emerge como crucial para enfrentar os desafios desencadeados pela crise sanitária global.

Principais resultados: Os resultados mostram impactos diversos: dificuldades financeiras e, ao mesmo tempo, melhorias nas relações com stakeholders e no faturamento. As estratégias de crise variaram conforme os grupos envolvidos. Para colaboradores e clientes, destacaram-se promoções, gestão de custos, adoção de protocolos sanitários e demissões. Em relação a fornecedores e concorrentes, houve negociações e cooperação empresarial. Instituições de suporte foram cruciais, oferecendo subsídios e apoio técnico para a retomada. No pós-pandemia, aprendizados incluem protocolos sanitários, redução de custos, maior uso de canais virtuais e fortalecimento de parcerias na cadeia produtiva.

Contribuições teóricas: Este estudo avançou, em relação ao de Gomes (2021), ao apresentar os achados sobre impactos e estratégias de enfrentamento da COVID-19 no setor hoteleiro pertencente a um destino brasileiro ainda não investigado anteriormente.

Contribuições para a gestão: As contribuições da pesquisa denotam que as experiências na pandemia consolidaram o caráter educativo das crises nas alterações organizacionais que favoreçam a competitividade e auxiliem no enfrentamento de futuros contextos adversos.

Biografia do Autor

David Leonardo Bouças da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Administração (PPGA/UnB), Mestre em Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB), Professor Adjunto IV do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (DETUH/UFMA). Pesquisador do Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (LETS/UnB) e Coordenador do grupo de pesquisa Gestão Estratégica de Destinos e Organizações do Turismo (GEDOT/UFMA).

Anderson Lourenço Miranda, Universidade Federal do Maranhão

Professor do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (DETUH-UFMA). Doutor em Administração (BRU-ISCTE), com revalidação pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Mestre em Gestão Empresarial (EBAPE/FGV).

Dulcimayra Santos Costa, Universidade Federal do Maranhão

Bacharela em Hotelaria (UFMA)

Gelilson Carlos Gomes, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Turismo (UFMA)

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Publicado

06-11-2024

Como Citar

Silva, D. L. B. da, Miranda, A. L., Costa, D. S., & Gomes, G. C. (2024). Lições da Crise: estratégias dos meios de hospedagem no enfrentamento da pandemia da COVID-19 em São Luís do Maranhão. Revista De Ciências Da Administração, 26(66), 1–28. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e89992

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