Lições da Crise: estratégias dos meios de hospedagem no enfrentamento da pandemia da COVID-19 em São Luís do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e89992

Palavras-chave:

Estratégia, COVID-19, Impactos, Crise, Setor Hoteleiro

Resumo

Objetivo: Identificar estratégias de micro e pequenas empresas do setor hoteleiro de São Luís do Maranhão para enfrentar os impactos da COVID-19. 

Metodologia/abordagem: Exploratória, transversal, descritiva e qualitativa, desenvolvida entre janeiro e agosto de 2021, junto a 12 micro e pequenas hospedagens. A coleta de dados utilizou um roteiro semiestruturado e as falas transcritas foram submetidas à análise de conteúdo.

Originalidade/relevância: Diante da complexidade imposta pela COVID-19, a adaptação estratégica das micro e pequenas empresas hoteleiras emerge como crucial para enfrentar os desafios desencadeados pela crise sanitária global.

Principais resultados: Os resultados mostram impactos diversos: dificuldades financeiras e, ao mesmo tempo, melhorias nas relações com stakeholders e no faturamento. As estratégias de crise variaram conforme os grupos envolvidos. Para colaboradores e clientes, destacaram-se promoções, gestão de custos, adoção de protocolos sanitários e demissões. Em relação a fornecedores e concorrentes, houve negociações e cooperação empresarial. Instituições de suporte foram cruciais, oferecendo subsídios e apoio técnico para a retomada. No pós-pandemia, aprendizados incluem protocolos sanitários, redução de custos, maior uso de canais virtuais e fortalecimento de parcerias na cadeia produtiva.

Contribuições teóricas: Este estudo avançou, em relação ao de Gomes (2021), ao apresentar os achados sobre impactos e estratégias de enfrentamento da COVID-19 no setor hoteleiro pertencente a um destino brasileiro ainda não investigado anteriormente.

Contribuições para a gestão: As contribuições da pesquisa denotam que as experiências na pandemia consolidaram o caráter educativo das crises nas alterações organizacionais que favoreçam a competitividade e auxiliem no enfrentamento de futuros contextos adversos.

Biografia do Autor

David Leonardo Bouças da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Administração (PPGA/UnB), Mestre em Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB), Professor Adjunto IV do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (DETUH/UFMA). Pesquisador do Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (LETS/UnB) e Coordenador do grupo de pesquisa Gestão Estratégica de Destinos e Organizações do Turismo (GEDOT/UFMA).

Anderson Lourenço Miranda, Universidade Federal do Maranhão

Professor do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (DETUH-UFMA). Doutor em Administração (BRU-ISCTE), com revalidação pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Mestre em Gestão Empresarial (EBAPE/FGV).

Dulcimayra Santos Costa, Universidade Federal do Maranhão

Bacharela em Hotelaria (UFMA)

Gelilson Carlos Gomes, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Turismo (UFMA)

Referências

Alves, J., Lok, T., Luo,Y., & Hao,W. (2020). Crisis management for small business during COVID-19 out-break: Survival, Resilience and Renewal Strategies of Firms in Macau. Research Square. https://doi.org/10.21203/rs.3.rs-34541/v1

Andirin,C., Moital,M., & Cardoso,C.P. (2017). Falhas no serviço como crises organizacionais no turismo de negócios: origens e estratégias operacionais percebidas pelos profissionais de eventos. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo,11(3),80-502, set./dez. https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i3.1342

Ansoff, I. (1957). Strategies for diversification. Havard Business Review,35,113-124.

Anttila,U.M.A. (2014). Human security and learning in crisis management. Journal of Humanitarian Logistics and Supply Chain Management, 4(1),82-94. https://doi.org/10.1108/JHLSCM-04-2013-0014

Antwi,C.O., Ntim,S.Y., Zhang,J., Asante,E.A., Darko,A.P., & Ren,J. (2024). Health-protective instinct and emotional exhaustion: The why and when perceived COVID-19 infectability emotionally drains frontline employees during a pandemic. International Journal of Stress Management.https://doi.org/10.1037/str0000326

Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. Ed.rev.ampl. São Paulo: Edições 70.

Bartik,A., Bertrand,M., Cullen,Z.B., Glaeser,E.L., Luca,M., & Stanton,C. (2020). The Impact of COVID-19 on Small Business Outcomes and Expectations. Harvard Business School Working Paper, 20-102, April. https://doi.org/10.1073/pnas.2006991117

Bella-Elliott,D., Cullen,Z., Glaeser,E., Luca,M., & Stanton,C. (2021). Business Reopening during the COVID-19 Pandemic. Harvard Business School Entrepreneurial Management, Working Paper,20-132.

Bhaskara, G.I. & Filimonau, V. (2021). The COVID-19 pandemic and organisational learning for disaster planning and management: a perspective of tourism businesses from a destination prone to consecutive disasters. Journal of Hospitality and Tourism Management, 46,364-375. https://doi.org/10.1016/j.jhtm.2021.01.011

Bocato, F. & Graciano, R.X. (2017). Gestão Familiar na Hotelaria: realidades e perspectivas. Revista NUPEM, 5(9),163-174,jul./dez/.https://doi.org/10.33871/nupem.v5i9.209

Bouças da Silva,D.L., Hoffmann,V.E., & Martínez-Cháfer,L. (2023). Trust and trust-linked elements in the formation of tourism networks in Brazil and Spain. Journal of Trust Research,3(1),24-50.https://doi.org/10.1080/21515581.2023.2190900

Bouças da Silva,D.L., Miranda,A.L., & Hoffmann,V.E. (2021). Viva ou Deixe Morrer: estratégias para o enfrentamento da COVID-19 sob a perspectiva empresarial em São Luís do Maranhão, Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 15(1),2203,1982-6125. https://doi.org/10.7784/rbtur.v15i1.2203

Bourletidis,K. (2013). The strategic management of market information to SMEs during economic crisis. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 73,598-606. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.02.096

Cassol,A., Marietto,M.L., & Martins,C.B. (2022). Inovação em pequenas e médias empresas: a influência da capacidade absortiva. Revista de Ciências da Administração, 24(62),102-121,jan.-abr. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e73575

Clampit,J.A., Lorenz,M.P., Gamble,J.E., & Lee,J. (2022). Performance stability among small and medium-sized enterprises during COVID-19: A test of the efficacy of dynamic capabilities. International Small Business Journal, 40(3),403-419. https://doi.org/10.1177/02662426211033270

Dias,A., Manuel,E.C., Dutschke,G., Pereira,L.F., & Pereira,R. (2021). Economic crisis effects on SME dynamic capabilities. International Journal of Learning and Change,13(1),63-80.https://doi.org/10.1504/IJLC.2021.111662

Dias,C.P. & Feger,J.E. (2020). Panorama dos impactos da pandemia instaurada pela COVID-19 no setor hoteleiro de Florianópolis/SC. Espaço e Tempo Midiáticos, 3(2),12. https://doi.org/10.20873/stmmta2020-11284

Doern, R. (2021). Knocked down but not out and fighting to go the distance: Small business responses to an unfolding crisis in the initial impact period. Journal of Business Venturing Insights, 15,e00221,2352-6734. https://doi.org/10.1016/j.jbvi.2020.e00221

Dogru,T., Mody,M.A., Hanks,L., Suess,C., IŞıK,C., & Sozen,E. (2024). The impact of business models and state regulations on the accommodation sector: theory and empirical evidence from the recent pandemic. International Journal of Contemporary Hospitality Management,36(6),1713-1743. https://doi.org/10.1108/IJCHM-10-2022-1201

Duarte,J. (2005). Entrevista em profundidade. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas,1,62-83.

Dube,K., Nhamo,G., & Chikodzi,D. (2020). COVID-19 cripples global restaurant and hospitality industry. Current Issues in Tourism, 1-4. https://doi.org/10.1080/13683500.2020.1773416

Falquetto,J.M.Z., Hoffmann,V.E., & Farias,J. (2018). Saturação Teórica em Pesquisas Qualitativas: Relato de uma Experiência de Aplicação em Estudo na Área de Administração. Revista de Ciências da Administração, 20(52), dez.,40-53. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018V20n52p40

Foo, L.P., Chin, M.Y., Tan, K.L., & Phuah, K.T. (2020). The impact of COVID-19 on tourism industry in Malaysia. Current Issues in Tourism, [s.l.],1-5, jun. https://doi.org/10.1080/13683500.2020.1777951

Freire,L.L., Costa,H.A., & Bouças,D. (2022). Negócios sociais do turismo na pandemia: crise, respostas estratégicas e perspectivas de futuro. In: Brasileiro,I., Bouças,D., Alvares,D., & Costa,H. (orgs.). Turismo, Sustentabilidade e COVID-19: entre incertezas e esperanças (98-127). – Brasília: Universidade de Brasília,LETS/UnB.367p.: Il. – (Coleção Travessias). Recuperado em 28 março 2024 de https://lets.etc.br.

Fundação Getúlio Vargas [FGV]. (2020). Impactos Econômicos do COVID-19. Propostas para o Turismo Brasileiro. Recuperado em 04 abril 2022 de https://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/01.covid19_impactoeconomico_v09_compressed_1.pdf.

Garcia,G.A., Schwantz,P.I., & Moretto Neto,L. (2021). Análise do Plano de Contingência da Fundação Oswaldo Cruz para o Enfrentamento do Coronavírus. Revista de Ciências da Administração, 23(61),24-36, set.-dez. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2021.e80517

Giunipero,L.C., Denslow,D., & Rynarzewska,A.I. (2021). Small business survival and COVID-19 – An exploratory analysis of carriers. Research in Transportation Economics, 101087. https://doi.org/10.1016/j.retrec.2021.101087

Golets,A., Farias,J., Pilati,R., & Costa,H.A. (2021). COVID-19 pandemic and tourism: The impact of health risk perception and intolerance of uncertainty on travel intentions. Current Psychology, 1,13-14.https://doi.org/10.1007/s12144-021-02282-6

Gomes,B.S. (2021). O impacto do novo Coronavírus (COVID-19) na hotelaria através da perspectiva dos colaboradores. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hospitalidade), Universidade Portucalense, Porto.

Hall,C., Scott,D., & Gössling,S. (2020). Pandemics, transformations and tourism: Be careful what you wish for. Tourism Geographies, 1-22. https://doi.org/10.1080/14616688.2020.1759131

Hillmann,J. & Guenther,E. (2021). Organizational Resilience: A Valuable Construct for Management Research? International Journal of Management Reviews, 23,7-44. https://doi.org/10.1111/ijmr.12239

Hoang, T.G., Truong, N.T., & Nguyen, T.M. (2021). The survival of hotels during the COVID-19 pandemic: a critical case study in Vietnam. Service Business, 15(2),209-229. https://doi.org/10.1007/s11628-021-00441-0

Hsieh,H.F. & Shannon,S.E. (2005). Three approaches to qualitative content analysis. Qualitative Health Research, 15(9),1277-1288. https://doi.org/10.1177/1049732305276687

Iancu,E. & Ciubotaru,I. (2013). Theoretical and experimental research on the use of expert systems (ES) in assessing risks of failure in metallurgical companies. Metalurgija, 52,279-281. Recuperado em 20 junho 2022 de https://hrcak.srce.hr/92688.

Jain,A., Shanker,S., & Barve,A. (2022). Resilience against the COVID-19 pandemic: is the hotel and tourism supply chain on the right path? Benchmarking: An International Journal, 29(10),3194-3225. https://doi.org/10.1108/BIJ-05-2021-0249

Katare,B., Marshall,M.I., & Valdivia,C.B. (2021). Bend or break? Small business survival and strategies during the COVID-19 shock. International Journal of Disaster Risk Reduction,61,102332. https://doi.org/10.1016/j.ijdrr.2021.102332

Kim,J., Lee,S., & Tang,L. (2020). Effects of epidemic disease outbreaks on financial performance of restaurants: Event study method approach. Journal of Hospitality and Tourism Management,43,32-41. https://doi.org/10.1016/j.jhtm.2020.01.015

Kraus,S., Clauss,T., Breier,M., Gast,J., Zardini,A., & Tiberius,V. (2020). The economics of COVID-19: initial empirical evidence on how family firms in five European countries cope with the corona crisis. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, Apr.,1355-2554. https://doi.org/10.1108/IJEBR-04-2020-0214

Lages,V. & Costa,H. (2022). Sobre transições que nos inquietam: o turismo em transformação. In: Brasileiro,I., Bouças,D., Alvares,D., & Costa,H. (orgs.). Turismo, Sustentabilidade e COVID-19: entre incertezas e esperanças (p.10-26). – Brasília: Universidade de Brasília,LETS/UnB.367p.: Il. – (Coleção Travessias). Recuperado em 28 março 2024 de https://lets.etc.br.

Li, M. (2021). Did the small business administration’s COVID-19 assistance go to the hard hit firms and bring the desired relief? Journal of Economics and Business, 115. https://doi.org/10.1016/j.jeconbus.2020.105969

Markovic,S., Koporcic,N., Arslanagic-Kalajdzic,M., Kadic-Maglajlic,S., Bagherzadeh,M., & Islam,N. (2021). Business-to-business open innovation: COVID-19 lessons for small and medium-sized enterprises from emerging markets. Technological Forecasting and Social Change, 170,120883. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2021.120883

Ministério do Turismo [MTur]. (2019). Mapa do Turismo 2019-2021. Brasília-DF. Recuperado em 12 maio 2022 de http://www.mapa.tu-rismo.gov.br/mapa/init.html#/home.

Ministério do Turismo [MTur]. (2021). O impacto da pandemia de COVID-19 nos setores de Turismo e Cultura do Brasil. Revista Dados & Informações do Turismo no Brasil. 2ª Edição. MTur, junho. Recuperado em 12 maio 2022 de http://dadosefatos.turismo.gov.br/revista.html.

Mogaji,E., Adekunle,I., Aririguzoh,S., & Oginni, A. (2022). Dealing with impact of COVID-19 on transportation in a developing country: Insights and policy recommendations. Transport Policy,116,304-314. https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2021.12.002

Muñoz,P., Kimmitt,J., Kibler,E., & Farny,S. (2019). Living on the slopes: entrepreneurial preparedness in a context under continuous threat. Entrepreneurship & Regional Development, 31(5-6),413-434. https://doi.org/10.1080/08985626.2018.1541591

Mwiinga,I. & Mwanza,B.G. (2024). An Assessment of the Impact of Covid-19 Pandemic on Employment in the Tourism Industry in Zambia. Social Science Journal for Advanced Research,[S. l.],4(1),59–66. https://doi.org/10.5281/zenodo.10650007

Nascimento,A.C., Prado,N.B., & Cunha,C.F. (2021). COVID-19 e modelos de gestão nas micro e pequenas empresas: qual a melhor saída? Revista Expectativa, 20(1),5072, jan./mar. https://doi.org/10.48075/revex.v20i1.26442

Peñarroya-Farell, M. & Miralles, F. (2022). Business Model Adaptation to the COVID-19 Crisis: Strategic Response of the Spanish Cultural and Creative Firms. J. Open. Innov. Technol. Mark. Complex,8(39). https://doi.org/10.3390/joitmc8010039

Perinotto, A.R.C., Lima Sobrinho, L., Soares, J.R.R., & Sánchez Fernandéz, M.D. (2021). O uso das estratégias de Co-marketing, Coopetição e marketing do destino, por meio da mídia social Instagram no período de pandemia. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review,10(2),81-105,maio/ago. https://doi.org/10.5585/podium.v10i2.19018

Ponis,S.T. & Koronis,E. (2012). A knowledge management process‐based approach to support corporate crisis management. Knowledge and Process Management,19(3),148-159. https://doi.org/10.1002/kpm.1390

Prohorovs, A. (2020). Getting Ready for Recession: How SMEs Prepared for Covid-19 Pandemic and Economic Recession. Forbes (Latvian edition),11,May,46-49. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3596611

Panrotas. (2024). Não cancele, remarque: Turismo faz campanha para apoiar viagens ao RS. Recuperado em 30 maio 2024 de https://www.panrotas.com.br/mercado/destinos/2024/05/nao-cancele-remarque-turismo-faz-campanha-para-apoiar-viagens-ao-rs_205615.html#:~:text=Para%20que%20o%20Turismo%20n%C3%A3o,as%20coisas%20estejam%20mais%20estabilizadas.

Rumelt,R.P., Schendel,D.E., & Teece,D.J. (1995). History of Strategic Management. In: Rumelt,R.P., Schendel,D.E., & Teece,D.J. (ed.). Fundamental Issues in Strategy, Boston:Harvard Business School Press,9-47.

Santos, M. & Flores, L.C.S. (2017). Formação de Preço dos Hotéis Turísticos da Cidade de São Luís/Maranhão. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo,11(1),133-153, jan./abr. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v11i1.1169

Santos, N. & Moreira, C.O. (2021). Uncertainty and expectations in Portugal's tourism activities. Impacts of COVID-19. Research in Globalization, 3, 100071. https://doi.org/10.1016/j.resglo.2021.100071

Saputra, N., Sasanti, N., Alamsjah, F., & Sadeli, F. (2022). Strategic role of digital capability on business agility during COVID-19 era. Procedia Computer Science,197,326-335. https://doi.org/10.1016/j.procs.2021.12.147

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas [SEBRAE]. (2013). Anuário do trabalho na micro e pequena empresa. Sebrae: Brasília (DF).284p. ISSN 1983-2095. Recuperado em 24 junho 2022 de https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Anuario%20do%20Trabalho%20Na%20Micro%20e%20Pequena%20Empresa_2013.pdf.

Stephens, S., Mclaughlin, C., & Mclaughlin, K. (2021). Small business in a time of crisis: A five stage model of business grief. Journal of Business Venturing Insights, 16, e00282. https://doi.org/10.1016/j.jbvi.2021.e00282

Supardi,S. & Syamsul,H. (2020). New Perspective on the Resilience of SMEs Proactive, Adaptive, Reactive from Business Turbulence: A Systematic Review. Journal of Xi'an University of Architecture & Technology, XII,4068-4076.

Tang, J.Z., Stephen, X., & Lin, S. (2021). To reopen or not to reopen? How entrepreneurial alertness influences small business reopening after the COVID-19 lockdown. Journal of Business Venturing Insights,16,e00275. https://doi.org/10.1016/j.jbvi.2021.e00275

Trentin,F., Costa,M.A.M., & Moraes,C.C.A. (2022). Crédito Extraordinário Federal para manutenção do setor de turismo durante a pandemia da COVID-19. Formação (Online),29(55),29–53. https://doi.org/10.33081/formacao.v29i55.8879

Tsionas, M.G. (2020). COVID-19 and gradual adjustment in the tourism, hospitality, and related industries. Tourism Economics,1-5. https://doi.org/10.1177/1354816620933039

United Nations Conference on Trade and Development [UNCTAD]. (2021). Global economy could lose over $4 trillion due to COVID-19 impact on tourism. Recuperado em 05 abril 2022 de https://unctad.org/news/global-economy-could-lose-over-4-trillion-due-covid-19-impact-tourism.

Vale, A.F.N., Regis, S.V.C., Santos, N.I.F., & Oliveira, A.M.B. (2020). O Setor de Hotelaria da Praia de Canoa Quebrada-CE Frente à Pandemia da COVID-19. HOLOS, 5,1-16. https://doi.org/10.15628/holos.2020.10818

Yang,Y., Li,H., & Roehl,W.S. (2024). COVID-19 pandemic and hotel property performance. International Journal of Contemporary Hospitality Management,36(1),71-90. https://doi.org/10.1108/IJCHM-09-2022-1084

Wang, F. & Lopez, C. (2020). Does communicating safety matter? Annals of Tourism Research, 80,1-12. https://doi.org/10.1016/j.annals.2019.102805

Wenzel, M., Stanske, S., & Lieberman, M.B. (2020). Strategic responses to crisis. Strategic Management Journal, 41,7-18. https://doi.org/10.1002/smj.3161

Whittington, R. (2002). O que é estratégia. Pioneira Thomson Learning.

Wolfe, M.T. & Patel, P.C. (2021). Everybody hurts: Self-employment, financial concerns, mental distress, and well-being during COVID-19. Journal of Business Venturing Insights, 15,e00231. https://doi.org/10.1016/j.jbvi.2021.e00231

World Economic Forum [WEF]. (2020). The global risks report (15th edition). WEF; Marsh & McLennan, Zurich Insurance Group. Recuperado em 05 março 2022 de http://www3.weforum.org/docs/WEF_Global_Risk_Report_2020.pdf.

World Tourism Organization [WTO]. (2021). Tourism and COVID-19 – Unprecedented Economic Impacts. Recuperado em 28 maio 2024 de https://www.unwto.org/tourism-and-covid-19-unprecedented-economic-impacts.

World Tourism Organization [WTO]. (2024). International Tourism to Reach Pre-Pandemic Levels in 2024. Recuperado em 28 maio 2024 de https://www.unwto.org/news/international-tourism-to-reach-pre-pandemic-levels-in-2024.

Wright,P.L., Kroll,M.J., & Parnell,J. (2015). Administração estratégica: conceitos. Tradução: Celso Rimoli, Lenita Esteves.Atlas.

Zarghami,S.A. (2021). A reflection on the impact of the COVID-19 pandemic on Australian businesses: Toward a taxonomy of vulnerabilities. International Journal of Disaster Risk Reduction,64,102496. https://doi.org/10.1016/j.ijdrr.2021.102496

Zouain, D.M., Lohmann, P.B., Laurentis, G., Virkki, K.B., & Bittencourt, F.T.R. (2022). Os efeitos da Covid-19 no turismo da cidade do Rio de Janeiro: oportunidades e desafios. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, São Paulo,11(1),59-88,jan./abr. https://doi.org/10.5585/podium.v11i1.19517

Publicado

06-11-2024

Como Citar

Silva, D. L. B. da, Miranda, A. L., Costa, D. S., & Gomes, G. C. (2024). Lições da Crise: estratégias dos meios de hospedagem no enfrentamento da pandemia da COVID-19 em São Luís do Maranhão. Revista De Ciências Da Administração, 26(66), 1–28. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e89992

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.