Processo de estratégia de desenvolvimento de novos mercados: uma abordagem de capacidades em um contexto inter-regional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e91725

Palavras-chave:

Entrada em novos mercados, Antecedentes, Capacidades Dinâmicas

Resumo

Objetivo: Verificar o processo de formulação e implementação da estratégia de entrada em novos mercados inter-regionais, seus antecedentes e resultados, para o Tambaqui da Amazônia. 

Metodologia/abordagem: A pesquisa é exploratória e qualitativa e foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com diferentes atores da cadeia produtiva, analisadas com o auxílio do Atlas TI, e com dados secundários.

Originalidade/relevância: Este estudo contribui para o entendimento da estratégia de entrada em novos mercados de forma processual considerando a visão de capacidades em contexto de inter-regionalização.

Principais Resultados: Confirma-se que a estratégia de entrada em novos mercados é processual, e que a formulação e a implementação ocorrem simultânea e dialogicamente com ações influenciando e sendo influenciadas pelos antecedentes. Há inter-relação entre os antecedentes e entre estes e o processo de formulação e de implementação. Alguns elementos da formulação e da implementação apareceram com mais intensidade do que outros. O estágio de desenvolvimento do setor pode estar relacionado à robustez da estratégia e por conseguinte aos resultados pretendidos.

Contribuição Teórica: A contribuição teórica está na abordagem processual e na descrição do relacionamento entre formulação e implementação, bem como dos antecedentes e dos resultados de uma estratégia de entrada em novos mercados em contexto de inter-regionalização.

Contribuição para gestão: A contribuição gerencial está na indicação de quais capacidades dinâmicas devem ser desenvolvidas e como elas podem contribuir com a estratégia de entrada em novos mercados.

Biografia do Autor

Quezia Rosa, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná. É Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia. É Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Leciona nas disciplinas de Gestão do Agronegócio, Gestão da Produção Agropecuária, Associativismo e Cooperativismo, entre outras. Tem experiência ministrando disciplinas ligadas à produção agrícola.

Ana Maria Machado Toaldo, Universidade Federal do Paraná

Atua como professora associada na Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Curso de Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, estratégia, formulação e implementação de estratégias.

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Publicado

18-08-2025

Como Citar

Rosa, Q., & Toaldo, A. M. M. (2025). Processo de estratégia de desenvolvimento de novos mercados: uma abordagem de capacidades em um contexto inter-regional. Revista De Ciências Da Administração, 27(67), 1–30. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e91725

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