Desafios e mudanças gerados na atuação da indústria de alimentos em multicanais de distribuição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e85973

Palavras-chave:

Canais de distribuição, Estratégia multicanal, Competitividade

Resumo

Objetivo: Empresas processadoras de alimentos, ao buscar formas alternativas de contato com o consumidor, experimentam novos canais de distribuição, que traz diversos desafios e mudanças organizacionais. Portanto, objetivou-se investigar os desafios enfrentados e as mudanças geradas na utilização da estratégia multicanal de distribuição por empresas processadoras de alimentos. 

Metodologia/abordagem: Este estudo qualitativo baseia-se em duas fases de pesquisa, sendo um levantamento documental para identificar os segmentos alimentares produtivos e possíveis empresas para o estudo; e uma survey, composta por 14 empresas de alimentos do estado de São Paulo, que distribuem seus produtos por múltiplos canais.

Originalidade/relevância: A estratégia multicanal tem características que tornam sua implementação e gerenciamento altamente complexos. Este estudo traz informações sobre os desafios que as empresas podem enfrentar e permite que avaliem sua capacidade de adotar tal estratégia.

Principais resultados: Identificou-se que acessar novos mercados, coordenar os múltiplos canais e gerir os conflitos entre canais foram os principais desafios apontados pelas empresas, e que alguns desafios e mudanças ocorridas estão correlacionados com o porte da empresa e o tipo de estrutura de canal utilizada.

Contribuições teóricas: Constatou-se que os desafios e mudanças observadas na literatura realmente ocorrem com as empresas processadoras de alimentos estudadas, com maior ou menor intensidade, dependendo do porte e tipos de canais utilizados.

Contribuições para a gestão: O resultado desse estudo possibilita que empresas delineiem melhores estratégias para controle e gerenciamento de multicanais de distribuição, proporcionando melhora de seus resultados e redução do poder do varejo no controle dos canais.

Biografia do Autor

Thamara Cristina Mendes de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Administração do Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade Estadual de Maringá (PPA/UEM), Maringá, PR - Brasil.

Gessuir Pigatto, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Engenharia de Produção. Professor Associado da Faculdade de Ciências e Engenharia, UNESP, Campus de Tupã (FCE/UNESP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento (PGAD/UNESP)

Giuliana Aparecida Santini Pigatto, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Engenharia de Produção.
Professora Associada da Faculdade de Ciências e Engenharia, UNESP, Campus de Tupã (FCE/UNESP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento (PGAD/UNESP).

Renato Luiz Sproesser , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Génie des Systèmes Industriels, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGAD/UFMS), Campo Grande, MS - Brasil.

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Publicado

18-10-2024

Como Citar

Mendes de Oliveira, T. C., Pigatto, G., Santini Pigatto, G. A., & Sproesser , R. L. (2024). Desafios e mudanças gerados na atuação da indústria de alimentos em multicanais de distribuição. Revista De Ciências Da Administração, 26(66), 1–28. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e85973

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